Estadual

Lote 4 prevê a duplicação de 65 quilômetros da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina

O Lote 4 das novas concessões rodoviárias vai duplicar 65,2 quilômetros da BR-376 de Paranavaí a Nova Londrina, na região Noroeste. O edital do lote foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e está com leilão marcado para o próximo dia 23, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo.

Após 2ª temperatura mais alta do ano e recordes de calor, Paraná terá nova frente fria

Depois de um domingo com recordes de calor em várias regiões paranaenses, uma frente fria chega ao Estado nesta segunda-feira (06/10) para mudar o cenário. Há previsão de temporais e declínio das temperaturas, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Neste domingo (05) foi registrada a temperatura mais alta de 2025 até o momento nas estações meteorológicas do Simepar em Apucarana (34,1°C), Campo Mourão (35,7°C), Cianorte (35,6°C), Cornélio Procópio (35,6°C), Loanda (39,5°C), Londrina (36°C), Maringá (36,4°C), Paranavaí (37,8°C), Santo Antônio da Platina (36°C), São Miguel do Iguaçu (37,5°C), Toledo (36,6°C), Ubiratã (35,9°C) e União da Vitória (33,4°C).

40ºC no Paraná: fim de semana terá muito calor e temporais

Após uma semana de temperaturas mais amenas chuva em praticamente todas as regiões do Paraná, o fim de semana será marcado por calor intenso e temporais isolados, com possibilidade de granizo em algumas cidades. O forte aquecimento na tarde de domingo, com temperaturas podendo chegar aos 40°C, antecede a aproximação de uma frente fria prevista para a manhã de segunda-feira (6), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Outubro terá temperaturas e chuvas dentro da média histórica, prevê Simepar

Enquanto o Oeste e Sudoeste terão os maiores volumes de chuva do Paraná em outubro, Norte e Noroeste seguem com previsão de pouca precipitação. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os valores acumulados de chuva durante o mês em 2025 devem ficar próximos da média histórica, assim como as temperaturas.

Nas primeiras duas semanas de outubro, duas frentes frias devem atravessar o Paraná. “Esses eventos tem capacidade de causar tempestades mais intensas, com maior atividade de chuva e tempo severo esperados para o Oeste, Noroeste, Sudoeste e Sul paranaenses. Nas regiões Norte, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, a atividade de chuva desses eventos será menor”, afirma Marco Jusevicius, coordenador de operações do Simepar.

Frio e seco: agosto teve temperaturas e chuvas abaixo da média na maior parte do Paraná

Agosto foi frio e seco na maior parte do Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o mês terminou com temperaturas médias abaixo da média histórica e pouca chuva na maior parte do Estado. Foram acumulados de chuva, para o mês, mais baixos dos últimos 10 ou 20 anos em algumas cidades, enquanto em outras 19 choveu mais do que a média.

Alguns dados sobre a estimativa da população para 2025 no Paraná

Ontem, 28/8, o IBGE divulgou a estimativa da população para 2025. No Paraná, de acordo com as estimativas, 219 municípios tiveram aumento de população, 176 municípios tiveram redução de população e 4 mantiveram a mesma população.

Na região da Amunpar, a população passou para 279.946 habitantes em 2025, num crescimento de 0,296% no ano.

Com auxílio do Estado, cooperativa familiar inaugura frigorífico de peixe no Noroeste

A Cooperativa da Agricultura Familiar da Região Noroeste do Paraná (Coopersul) inaugurou em Cruzeiro do Sul, na quarta-feira (27/8), a Unidade de Beneficiamento do Pescado, que tem capacidade de abate de 15 mil quilos ao dia. O empreendimento contou com o auxílio de R$ 600 mil do Governo do Estado, por meio do Programa Coopera Paraná.

Paraná é o terceiro estado mais competitivo do Brasil pelo 4º ano consecutivo

O Paraná é o terceiro estado mais competitivo do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27/8), com nota 71,6. Esse é o quarto ano consecutivo dessa marca, alcançada em 2022, o que mostra consistência das políticas públicas implementadas nos últimos anos. São Paulo é o primeiro (81) e Santa Catarina o segundo (79,6). Paranavaí aparece em 40º no ranking nacional, tendo ficado em 4º lugar no Paraná.

Com redução de 45%, Paraná terá menor alíquota de IPVA do Brasil em 2026

O Paraná terá o menor Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de todo o Brasil a partir de 2026. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (20/8) uma redução de 45% na alíquota, de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal. A medida vai beneficiar 3,4 milhões de proprietários em todo Estado. O projeto de lei será encaminhado em breve para a Assembleia Legislativa.

Centro de Apoio ao Autista de Paranavaí passa a ser entidade de utilidade pública estadual

O Centro de Apoio ao Autista de Paranavaí agora é oficialmente reconhecido como entidade de utilidade pública estadual. A conquista foi assegurada por meio da Lei nº 21.770/2025, de autoria do deputado estadual Luis Corti (PSB), sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Com o novo status jurídico, a instituição passa a ter mais condições de captar recursos públicos, firmar parcerias e ampliar seu atendimento às famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Paranavaí e região.

Conteúdo sindicalizado

Design by Gustavo Picoloto