Estadual

Empresas paranaenses apresentam os menores índices de queda no faturamento desde o início da pandemia

As empresas paranaenses que estão retornando às atividades realizaram mudanças na maneira de funcionar e vêm apresentando os menores índices em relação às perdas de faturamento. Os números têm evidenciado uma retomada gradual e são os melhores desde que a pandemia começou, em março. Os apontamentos estão na 7ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, em parceria com a FGV. A pesquisa ocorreu entre os dias 27 e 31 de agosto, com 607 empresários do Paraná. Foram entrevistadas 7.586 pessoas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Plantio de mudas nativas em todo o Estado marca o Dia da Árvore

O Dia da Árvore, nesta segunda-feira (21/9), foi comemorado com a distribuição e o plantio de mudas nativas em diversas regiões do Paraná. A ação faz parte do Programa Paraná Mais Verde, desenvolvido por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, e tem como meta plantar 10 milhões de mudas até o final de 2022.

Primavera começa ensolarada em quase todo o Paraná

A primavera começa às 10h31 desta terça-feira (22 de setembro) e termina às 07h02 de 21 de dezembro. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o primeiro dia da estação será ensolarado em quase todo o Estado. O tempo fica nublado apenas em Curitiba e Região Metropolitana, no Norte Pioneiro, nos Campos Gerais e no Sudeste. Há previsão de chuva no Litoral. As temperaturas devem variar entre 4 ºC em Rio Negro e 29 ºC em Umuarama, Guaíra e Foz do Iguaçu.

Programa Feito no Paraná estimula consumo da produção estadual

A Região Metropolitana de Curtida reúne importantes fabricantes de louças e porcelanas. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, há um polo de tecnologia da informação. No Sudoeste, concentram-se diferentes empresas de confecções, madeira, móveis e alumínio. Em Paranavaí, há um grupo de produtores de mandioca e seus derivados e, de Apucarana, sai o maior número de bonés feitos no Brasil. As cooperativas agropecuárias também industrializam uma variedade de itens que vão diariamente para a mesa da população.

Guia do Sebrae/PR sugere a pauta dos pequenos negócios para candidatos

Durante a pandemia, o estímulo às micro e pequenas empresas está no centro do debate sobre a recuperação da economia. O acesso ao crédito, às campanhas de compras nos pequenos negócios e a criação de políticas de incentivo têm sido alguns dos principais elementos. Pensando na criação de políticas públicas e de um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo, o Sebrae/PR disponibiliza o Guia do Candidato Amigo do Pequeno Negócio.

Mais da metade dos microempreendedores individuais do Paraná conseguiram o auxílio emergencial do governo

Do total de 669 mil empreendedores formalizados na categoria de MEI no estado, 10,9% não se enquadraram nos critérios para receber o benefício.

Mais de 356 mil microempreendedores individuais (MEI) paranaenses requisitaram o auxílio emergencial concedido pelo governo federal devido à pandemia da Covid-19. Esse número corresponde a 53,27% dos mais de 669 mil MEIs registrados no estado, conforme dados do Portal do Empreendedor, até 31 de agosto. Entre os empreendedores que pediram o benefício, apenas 20,57% (mais de 73 mil) não conseguiram o auxílio.

Feriado teve mais acidentes, feridos e mortos nas estradas estaduais

O Paraná registrou 94 acidentes, com 106 feridos e 14 mortos nas rodovias estaduais durante o feriado da Independência, segundo balanço divulgado pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) nesta quarta-feira (09/9).

Paraná é o 5º Estado com a maior população do País

O Paraná se consolida como o Estado mais populoso da Região Sul e o quinto com mais habitantes do País, de acordo com estimativa divulgada nesta quinta-feira (27/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, 11.516.840 pessoas residem no Estado, representando 5,4% da população total brasileira.

Reajuste da tarifa da Sanepar será aplicado apenas em outubro

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou nesta terça-feira (25/8) reajuste anual de 9,62% nas tarifas da Sanepar, a partir de 31 de outubro. O último reajuste tarifário ocorreu há 18 meses, em abril de 2019. O reajuste repõe custos da Sanepar com energia elétrica, pessoal, produtos químicos nos tratamentos de água e de esgoto, manutenção e operação de redes, estações e equipamentos e faz frente aos investimentos da companhia.

O último pedido de reajuste foi encaminhado à Agepar há seis meses, em fevereiro deste ano, e deveria ter sido homologado em abril com entrada em vigor a partir de maio.

Detran retoma atendimento presencial a partir de segunda-feira

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) retoma a partir de segunda-feira (24/8) os atendimentos presenciais nas unidades do Estado. Os serviços já disponibilizados pelo portal do órgão e no aplicativo Detran Inteligente permanecerão disponíveis apenas por estes meios. Os demais serão oferecidos presencialmente apenas com agendamento.

Conteúdo sindicalizado

Design by Gustavo Picoloto