Estadual

Governo sanciona Lei que obriga apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula escolar

A governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, sancionou o projeto de Lei de autoria do deputado Tião Medeiros (PTB) que dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação dos alunos de até 18 anos no ato de suas matrículas. A Lei vale para matrículas em escolas da rede pública ou particular que ofereçam Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A proposta tem como objetivo garantir o princípio da proteção integral à criança e ao adolescente e dar a máxima efetividade ao Programa de Imunização do Estado do Paraná.

Apesar das dificuldades, em cinco anos Unespar aumenta em 157% o número de docentes doutores

Entre 2012 e 2017 número de docentes com titulação de Doutor(a) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) passou de 149 para 384, um aumento de aproximadamente 157%. O acréscimo reflete na composição geral dos docentes da instituição: enquanto em 2012 doutores representavam cerca de 17% dos professores, em 2017 a titulação correspondia a 41% do quadro geral de docentes.

Vacinação contra aftosa é prorrogada para até o dia 15

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) prorrogou a campanha estadual de vacinação contra febre aftosa para o dia 15 de junho. A campanha, que está em curso, seria encerrada nesta quinta-feira (31/5). Mas em decorrência da greve dos caminhoneiros, que afetou a distribuição e venda de vacinas, a campanha foi prorrogada.

Paraná vai isentar ICMS na microgeração de energia elétrica

O Paraná aderiu ao convênio nacional que prevê a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre fornecimento de energia elétrica produzida por mini e microgeração. A adesão era uma demanda do setor produtivo estadual e, segundo perspectivas do próprio setor, deve estimular investimentos em projetos de energia solar, eólica, hídrica e de biomassa nos próximos anos.

Aplicativo ajuda a encontrar postos com combustíveis

O aplicativo Menor Preço, do Programa Nota Paraná, pode ser usado como aliado para os consumidores que estão em busca de local para comprar combustíveis em meio à greve de caminhoneiros. Como ele registra as emissões de documentos fiscais do varejo em tempo real, é possível conhecer quais postos estão efetuando vendas.

Pavimentação da estrada Beira-Rio vai favorecer economia local

O Governo do Estado deve concluir até o final do ano a pavimentação da PR-691. Serão asfaltados quase 11 quilômetros da Estrada Beira-Rio, entre o município de Porto Rico e a localidade de Porto São José, na cidade de São Pedro do Paraná, na Região Noroeste.

Governo lança edital para pavimentar Estrada da Juranda

O Governo do Paraná publicou no Diário Oficial do Estado o edital de licitação para pavimentação asfáltica da Estrada da Juranda (PR-685), na Região Noroeste. O Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), investirá R$ 23,2 milhões no asfaltamento de 4,8 quilômetros do trecho que liga os municípios de Tamboara e São Carlos do Ivaí.

A obra é esperada há pelo menos 40 anos pela população da região, que enfrenta muitas dificuldades por causa das condições da estrada, principalmente em dias de chuva. Com a pavimentação, os motoristas poderão seguir de Paranavaí a São Carlos do Ivaí de forma mais rápida e direta.

Governadora anuncia que lotéricas voltam a receber contas de luz

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, anunciou nesta sexta-feira (4/5) que as casas lotéricas voltarão a receber o pagamento das faturas de energia da Copel a partir de segunda-feira. Caixa Econômica Federal e Copel estavam sem contrato para o serviço desde 13 de março último.

Feriado Dia do Trabalho: movimento vai aumentar 10%

Atenção redobrada até a próxima semana. O movimento nas rodovias administradas pela Viapar no Paraná será 10% maior [em comparação com dias normais] à partir das 17 horas desta sexta-feira (27/4). Isso porque, na terça-feira (1/5), se comemora em todo o Brasil o “Dia do Trabalho”. Com a previsão calor e tempo estável a expectativa é que a BR-376, sentido Maringá – Paranavaí, receba o maior número de veículos.

BR-376 em Alto Paraná sofrerá intervenções na terça (10/4) e quarta-feira (11/4)

A concessionária de rodovias Viapar faz um alerta. Os usuários que forem utilizar a BR-376, sentido Paranavaí – Maringá, nos próximos dois dias, devem programar a viagem. É que o fluxo de veículos será interrompido momentaneamente várias vezes ao dia [com paradas de até 15 minutos] para a instalação das vigas de sustentação de um viaduto que está sendo construído na entrada principal de Alto Paraná, no KM 122.


Design by Gustavo Picoloto