Estadual

Contagem regressiva do desligamento do sinal analógico em 128 cidades do Paraná

No dia 28 de novembro de 2018 a transmissão de TV em Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí, Londrina e em mais 123 cidades do Paraná entra em uma nova era: na data, o sinal analógico será desligado, e a população passará a receber somente a opção digital. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016, 89% dos brasileiros utilizam a televisão para se informar; esse também é um dos principais meios de entretenimento da população, por isso, se preparar para receber o sinal digital é tão importante.

Agepar homologa reajuste anual das praças de pedágio

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) homologou, nesta terça-feira, 28/11, a correção das tarifas de pedágio do Anel de Integração do Estado, que serão praticadas a partir de 1º de Dezembro.
O reajuste anual contratual vai variar de 2,75% a 3,89%, valor próximo à inflação do período, medida em 2,70%, segundo o IPCA.

Paraná tem feriado menos violento nas estradas

O número de acidentes, mortes e atropelamentos reduziu durante o feriado de Finados. A operação do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) intensificou a fiscalização e em todo o Paraná, nos cinco dias de feriado, foram registrados 96 acidentes, cinco mortes, 84 feridos e nenhum atropelamento.

Além disso foram registradas sete infrações de trânsito pelo Art. 165 e seis infrações pelo Art. 306 (crime de embriaguez), além de 871 testes etilométricos, 2.028 autuações, 5584 imagens de radar e 58 veículos foram retidos.

Movimento deve ser 20% maior no feriadão de Finados

O próximo final de semana deve ser de movimento intenso nas rodovias paranaenses. Isso porque na quinta-feira (2/11) é lembrado em todo o Brasil o “Dia de Finados”. Neste oitavo feriado nacional com a opção de emendar com o final de semana a estimativa da VIAPAR é que o fluxo de veículos nos trechos da empresa nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná seja 20% maior, em comparação com dias normais.

Proibição à pesca de espécies nativas começa nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (1º/11), e até o dia 28 de fevereiro do ano que vem, a pesca de espécies nativas está proibida nos rios e reservatórios do Paraná. A medida visa proteção da fauna aquática, pois é durante esse período, conhecido como piracema, que a maioria das espécies se reproduz.

A restrição é baseada pela instrução normativa 25/2009 do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), e pela portaria do IAP (206/2016). Durante esse período, IAP e Polícia Ambiental reforçarão as ações de fiscalização em todo Estado.

Horário de verão promove economia, mas usuário precisa colaborar

A 43ª edição do horário de verão brasileiro começou neste final de semana: à zero hora de domingo foi necessário adiantar os relógios em uma hora. A medida é adotada em dez estados e no Distrito Federal, com o objetivo de contribuir para a redução dos níveis máximos de demanda no sistema elétrico nacional. Com a alteração, que vale até 18 de fevereiro de 2018, a Copel espera conseguir um alívio da ordem de 4,5% no consumo simultâneo de energia elétrica, na faixa das 18h às 21h.

Defesa Civil vai disparar alertas por SMS a todos os municípios

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil irá enviar a partir desta segunda-feira (16/10) alertas de eventos meteorológicos severos por mensagens de texto (SMS) a todos os 399 municípios paranaenses. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e começou a funcionar em junho, como projeto-piloto, em cinco municípios do Estado. O serviço estará disponível a todo o território nacional até março de 2018, iniciando pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Regiões de Cascavel, Paranavaí e Londrina lideram emprego

O Interior do Paraná foi destaque na retomada da geração de empregos no Estado. Somente as regiões de Cascavel, Paranavaí e Londrina geraram, juntas, mais de 10 mil postos de trabalho de janeiro a agosto de 2017. Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, contabiliza a diferença entre admissões e demissões.

Governo autoriza início da obra na Estrada Beira-Rio

O governador Beto Richa assinou nesta sexta-feira (6/10) a ordem de serviço para início da pavimentação da Estrada Beira-Rio (PR-691), entre o município de Porto Rico e o Porto São José, em São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado. A obra beneficiará cerca de 45 mil pessoas da região.

Paraná mantém a menor tributação do País para pequenas empresas

As micro e pequenas empresas do Paraná que estão enquadradas no Simples Nacional continuarão a ter, a partir de 2018, a menor tributação do país. Por imposição de legislação federal, o Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa projeto de lei para adequar as quantidades e os intervalos das faixas de tributação e instituir alíquotas progressivas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida, porém, garante a isenção para as empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil.


Design by Gustavo Picoloto