Alunos da rede estadual de ensino voltam às aulas nesta quarta-feira


  

Mais de 1,4 milhão de alunos da rede pública estadual retornam às aulas nesta quarta-feira (22). Os alunos das mais de 2,1 mil escolas serão recebidos por cerca de 60 mil professores e encontrarão melhorias em infraestrutura e ferramentas pedagógicas com objetivo de garantir um melhor desempenho e rendimento escolar. Além disso, todas as escolas da rede estadual vão divulgar ações para ajudar a prevenir a nova gripe (H1N1).

Volta as aulas na rede estadual de ensino
Volta as aulas na rede estadual de ensino

Técnicos da secretaria da Educação em parceria com a da Saúde preparou no período de férias, material com informações a respeito da prevenção da gripe (Influenza A). Os cartazes já estão nas escolas para alertar professores, pais e alunos.

“A secretaria da Educação é responsável pela orientação e prevenção da gripe no ambiente escolar. Alertamos que o principal cuidado deve ser com a higiene pessoal”, explicou o professor, Otoniel Álvaro da Silva, que representou a Secretaria na comissão sobre a gripe.

O material e informações serão disponibilizadas aos professores nos dias de semana pedagógica que antecedem o inicio das aulas. “Qualquer decisão em relação a precauções a respeito da gripe, necessariamente, deve ser originada na secretaria da Saúde, órgão com competência e responsabilidade sobre o assunto”, disse a secretária de educação Yvelise Arco-Verde.

Ações que serão repassadas nas escolas sobre como evitar a nova gripe
• Higienizar as mãos com água e sabonete após: tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes das refeições e antes de tocar os olhos, boca e nariz;
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
• Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis a cada uso) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
• Não compartilhar talheres, copos, pratos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
• Evitar aglomerações e ambientes fechados (os ambientes devem ser mantidos ventilados);
• Cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto