Autoridades de Paranavaí encampam movimento pela integração do PR e MS via Porto São José


  

Representantes de municípios do Mato Grosso do Sul e da região Noroeste do Paraná participaram de uma reunião na última quinta-feira (11/4), em Nova Andradina, para articular movimento pela integração dos estados por meio das rodovias MS-473 e BR-376, via Porto São José.

O encontro contou com a participação de prefeitos, vereadores, secretários, e dos deputados estaduais Luiz Accorsi, Teruo Kato e Dione Hashioka (MS). Os deputados federais Zeca Dirceu e Vander Loubet, e o secretário de Obras do Estado, Edson Giroto, também confirmaram, via telefone, sua adesão ao projeto.

A intenção é buscar a parceria do DNIT para viabilizar a construção do trecho entre Taquarussu (rodovia MS-473) com destino ao Porto São José. O projeto visa ainda a construção de uma ponte de aproximadamente 1.800 metros sobre o Rio Paraná, com destino à BR-376, já no Estado do Paraná, onde é prevista a duplicação da rodovia federal.

Para o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, que participou do evento, a reivindicação é de extrema importância para os dois estados, uma vez que “a rota de ligação promoverá o desenvolvimento e a integração econômica entre duas importantes regiões do país e irá melhorar o escoamento da safra de grãos, já que com a construção do trecho irá diminuir a distância a ser percorrida pelos transportadores, gerando a diminuição de custos e aumentando a viabilidade da produção. Isso sem contar no aumento de sul-mato-grossenses que poderão vir até a região fazer uso do comércio e serviços”, apontou.

Segundo o prefeito de Nova Andradina e anfitrião do encontro, Roberto Hashioka, a conexão deverá gerar uma economia de 60 quilômetros no trajeto. O gestor também enfatizou que a obra proporcionará uma série de benefícios para os municípios sul-mato-grossenses e paranaenses, tendo vista a otimização da malha viária e a integração entre os estados.

Presente no encontro, o representante do Sindicato Rural de Paranavaí, Demerval Silvestre, um dos idealizadores do movimento, ressaltou o evento realizado em Nova Andradina. “Esse é o primeiro passo para que as coisas comecem a acontecer. É muito importante esse momento, pois estamos abordando uma questão de logística que trará benefícios não só para nossas regiões, mas também para o Brasil”, salientou.

Para o representante da Advog de Paranavaí, Edilson Avelar, também presente no evento, a integração entre os dois estados será de extrema importância para a consolidação de Paranavaí como polo regional do Noroeste. “É uma iniciativa louvável, de suma importância para o nosso crescimento e consolidação como polo da região Noroeste, e a Advog está empenhada neste movimento que é um sonho antigo da comunidade, que vem desde a década de 60, quando o DNIT projetou a ligação entre os dois estados”, afirmou.

O profissional da área da educação Rotil Pereira de Souza participou do evento representando a Unespar/Campus Paranavaí e se disse otimista com o resultado do encontro. “Se concretizado, será um projeto de suma importância para os municípios de Paranavaí e Nova Andradina, e para todo o país, tendo em vista que o escoamento do Mato Grosso do Sul vai passar por aqui e vai direto para o porto de Paranaguá. E o que me deixou muito animado foi ver o empenho e o envolvimento de tantas autoridades políticas. Muitas delas não estiveram presentes no encontro, mas já se colocaram à disposição para trabalhar por essa causa, e eu acredito que com a força desse esse projeto terá grandes chances de sair do papel”, avaliou.

Para o representante da Câmara Municipal de Paranavaí, vereador Claudemir Barini, também presente no encontro, a integração das duas regiões vai beneficiar não só o agronegócio, como também o turismo regional. “Com a diminuição da distância entre as duas regiões ganha o produtor, que vai conseguir agregar mais valor ao seu produto, e a população como um todo, que vai conseguir usufruir das atrações turísticas dessa região”, frisou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto