Campanha de vacinação contra aftosa será em maio no Paraná


  

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento está preparando a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2010. Com duração de um mês, ela será iniciada no dia 1ª e encerrada em 31 de maio. Deverão ser vacinados apenas os animais bovinos e bubalinos jovens de 0 a 24 meses de idade.

Veja também: Vacinação contra aftosa atinge 98% do rebanho paranaense

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento está preparando a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2010. O governador Orlando Pessuti vacina o gado contra aftosa em 2009
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento está preparando a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2010. O governador Orlando Pessuti vacina o gado contra aftosa em 2009

Espera-se com isso vacinar cerca de 4,6 milhões de animais de um rebanho total de 9,6 milhões de cabeças. Essa é a segunda vez que o Paraná promove uma campanha de vacinação parcial, apenas em animais jovens.

Segundo o secretário Erikson Chandoha, essa campanha está programada para ser a última vacinação contra febre aftosa realizada no Estado, conforme compromisso firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para reconhecer que o Estado é livre da febre aftosa, sem vacinação.

Após essa campanha o Ministério fará as auditorias necessárias. Segundo o chefe da Divisão de Sanidade Animal da Secretaria, Marco Antonio Teixeira Pinto, os animais adultos com mais de 24 meses ainda têm a proteção da última campanha de vacinação realizada no mês de novembro do ano passado.

Para o sucesso da campanha de maio, que prevê a imunização em animais jovens, a Secretaria pretende recorrer à contribuição dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs) na divulgação dos procedimentos necessários para a vacinação dos animais. Os CSAs estão sendo reorganizados em todo o Estado e irão ajudar nessa mobilização, afirmou Teixeira Pinto.

A proposta é que as campanhas de vacinação sejam substituídas por um sistema de vigilância e controle de trânsito de animais eficaz e sustentável. Para isso está sendo finalizado um novo software para a fiscalização do trânsito de animais e vegetais. Segundo Teixeira Pinto, o importante é que tanto o Estado como os produtores também querem alcançar essa condição de área livre de febre aftosa sem vacinação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto