Colisão com animais: um problema na região


  

O descaso de donos de propriedades rurais situadas às margens de rodovias – cujas cercas mal-conservadas não impedem a fuga de animais – continua ocasionando acidentes nas regiões norte e noroeste do Paraná. Apesar de as campanhas sistemáticas que são promovidas para chamar a atenção dos donos de animais, não raro um bovino ou equino é observado pastando solto na faixa de domínio, a poucos metros da pista, quando não invade a mesma e fica em rota de colisão com um veículo.

Recentemente, câmeras da concessionária de rodovias VIAPAR, que administra 476 quilômetros, registraram animais cruzando a pista em meio ao movimento de caminhões e veículos leves. Mas as estatísticas da empresa apontam que, de 2005 a outubro de 2010, houve 162 acidentes causados por animais, com 85 vítimas leves, 10 em estado grave e 2 mortes.

Quando um acidente acontece, o dono do animal, se identificado, é responsabilizado civil e criminalmente pela Justiça. A VIAPAR tem feito campanhas para tentar conscientizar os proprietários e chegou até mesmo a distribuir cartilhas ao longo de sua malha, orientando sobre como fazer a conservação das cercas. A empresa, também, remove os animais que são encontrados, mantendo equipes especializadas em laço e uma frota de caminhões boiadeiros. Após a apreensão, bovinos e equinos são levados para uma entidade protetora dos animais em Paranavaí, onde podem ser retirados pelos seus proprietários mediante o ressarcimento das despesas.

O último acidente envolvendo um veículo e um animal ocorreu no dia 9, durante o tráfego intenso do feriadão. Foi na BR-376, município de Presidente Castelo Branco, a 40 quilômetros de Maringá, não sendo registrada nenhuma vítima.

Contudo, a VIAPAR teve bastante trabalho com animais soltos na pista: foram 1 apreensão dia 11, 2 apreensões durante o dia 12 e 2 apreensões no dia 13, todos na BR-376, 4 apreensões entre Maringá e Paranavaí e 1 apreensão entre Maringá e Sarandi.

Segundo Gesivaldo Primo, coordenador do Centro de Controle Operacional da concessionária, a presença de animais soltos na faixa de domínio “é preocupante”. De 1º de janeiro a 13 de outubro deste ano, 136 bovinos e equinos foram recolhidos pela empresa, contra 93 no mesmo período em 2009. “A recomendação, principalmente em viagens noturnas, é ficar muito atento”, completou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / VIAPAR






Design by Gustavo Picoloto