Consumo elevado e calor deixam crítico o abastecimento de água


  

A chuva desta quinta-feira (9/2) em várias regiões do Estado não foi suficiente para eliminar os riscos para o abastecimento com água tratada. A estiagem prolongada está reduzindo o volume de água captada nos rios e poços, comprometendo a produção e a distribuição. A Sanepar recomenda que a população intensifique o uso racional da água, pois o consumo aumentou em até 30% em várias cidades.

A população deve colaborar. Basta usar água tratada racionalmente, reduzindo o tempo no banho; fazendo reuso da água da máquina e do tanque de lavar roupa, deixando de lavar carro e calçada, além de outras mudanças nos hábitos de consumo.

Dicas:

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para varrer a sujeira, use a vassoura.

- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna. - Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto