Defesa Civil capacita coordenadores de 29 municípios


  

Os representantes das comissões municipais de Defesa Civil de 29 municípios serão capacitados até esta quinta-feira (19) em São José dos Pinhais. Os municípios fazem parte da Região Metropolitana de Curitiba e pertencem à 6ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (Coredec). O curso de capacitação também está ocorrendo simultaneamente em Foz do Iguaçu e Paranavaí.

De acordo com o tenente-coronel Washington Rosa, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, o curso tem por objetivo preparar os municípios de todo o Estado para trabalhar na prevenção e no rápido atendimento nos casos de desastres naturais ou demais necessidades.

Segundo ele, o curso de capacitação está ocorrendo simultaneamente em Foz do Iguaçu e Paranavaí; já foi realizado em Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá; e no início do mês de abril completará o Estado com os polos de Francisco Beltrão, Umuarama e Jacarezinho. “A capacitação destas pessoas é importante por ser a Defesa Civil municipal a primeira a ser procurada em caso de necessidade”, disse.

O comandante da 6ª Coredec, tenente-coronel Fabio Mariano de Oliveira, ressaltou que o curso tem duração de quatro dias e que as pessoas que estão sendo capacitadas assessorarão os prefeitos principalmente nas ações de planejamento e prevenção de desastres. “Eles estão assistindo a palestras e aprendendo a realizar o preenchimento dos formulários on-line necessários para o atendimento após o desastre ocorrido”, explicou.

Capacitação – O tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da Seção Operacional da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, e responsável pela capacitação em São José dos Pinhais explicou que o curso dá condições técnicas de operação para as comissões municipais. “Trabalhamos na prevenção. O curso visa evitar que o desastre aconteça ou ao menos minimizar seus efeitos caso ele ocorra, mas se isso não for possível que haja uma organização mínima no município para que ele (município) de suporte para a população afetada”, afirmou.

Ele explicou ainda que o curso é ministrado de forma técnica, por meio de palestras, e prática, em laboratório, para capacitar os participantes a diagnosticar a situação que está ocorrendo. “Eles estão se interando com sistema informatizado on-line que a Defesa Civil tem, único no país, feito para desburocratizar o atendimento tornando-o mais rápido”, disse.

Para Luiz Gonzaga, coordenador de Defesa Civil de São José dos Pinhais, o curso é importante por ensinar o que fazer no caso de emergências. “Estamos aprendendo a agir de forma planejada, o que facilita o socorro de vítimas durante uma necessidade”, afirmou. “Estamos aprendendo formas de minimizar os danos”, disse.

Nanci Felix de Mello, representante da comissão de Defesa Civil do município de Agudos do Sul, tem a mesma opinião que Gonzaga. “Desta forma saberemos o caminho a seguir no caso de um desastre”, afirmou.

O representante da comissão de Adrianópolis, Mário Jorge Cordeiro, contou que a presença de grandes áreas de terrenos acidentados em seu município faz com que ocorram deslizamentos. “Aqui, estamos aprendendo como trabalhar na prevenção de desastres”, explicou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto