Deputado Tião Medeiros pede desassoreamento do Rio Ivaí


  

O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) encaminhou documento ao presidente do Instituto das Águas, Amin José Hannouche, solicitando o desassoreamento do Rio Ivaí. O objetivo é retirar lixo, entulho e outros detritos no fundo do rio, assim como os materiais acumulados de forma natural, como terra ou areia. “Um dos principais problemas que afetam o Rio Ivaí é o assoreamento, fazendo com que ele passe a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas chuvosas”, explica Tião Medeiros.

De acordo com o deputado, nos últimos três anos as enchentes vem causando prejuízos enormes às cidades e, especialmente, ao homem do campo, tanto as atividades agrícolas quanto pecuárias. “Nestes casos, é importante uma intervenção do homem para evitar catástrofes”, pondera.

A solicitação de Tião Medeiros irá beneficiar aproximadamente 195 mil habitantes nos 27 municípios banhados pelo rio, desde Engenheiro Beltrão até Querência do Norte, trecho este que mais sofre com a enchente do rio em épocas de chuvas.

“Estou solicitando a ação do governo para identificar as causas do assoreamento do leito do rio, assim como das ações de desassoreamento como drenagem, derrocagem de pedras e remoção de areia”, diz o deputado.

O rio Ivaí é um dos mais importantes do Paraná e percorre o Estado em toda a sua extensão. Surge do rio dos Patos e do rio São João, no município de Prudentópolis, região centro-sul do Paraná, pelo meio da afluência das águas. Depois de passar por inúmeros municípios do Estado, ele deságua entre o município de Icaraíma, na margem sul, e o município de Querência do Norte, na margem norte.

Fonte: Assessoria de Comunicação - deputado Tião Medeiros






Design by Gustavo Picoloto