Em alguns horários, neblina é comum nesta época do ano


  

Nesta época do ano é a comum formação de neblina, principalmente pela manhã e madrugada, o que constitui um desafio para os motoristas que costumam viajar nesses horários. Em uma situação assim, a recomendação da concessionária de rodovias VIAPAR é manter o farol baixo aceso, manter uma distância segura do veículo da frente, trafegar a uma velocidade compatível e evitar parar o carro no acostamento.

VIAPAR faz orientações aos motoristas que devem, principalmente, evitar ultrapassagens
VIAPAR faz orientações aos motoristas que devem, principalmente, evitar ultrapassagens

Segundo o supervisor do Centro de Controle e Operações (CCO) da empresa, Gesivaldo Amâncio Primo, o condutor deve atentar, também, pelo retrovisor, aos veículos que vêm atrás, sempre sinalizando com antecedência todos os seus movimentos. "E, principalmente, evitar ultrapassagens em locais com neblina ou de pouca visibilidade."

Por outro lado, acrescenta ele, é importante que o sistema de ventilação interna do automóvel ou do ar condicionado esteja funcionando bem para evitar o embaçamento dos vidros.

No trecho administrado pela empresa, nevoeiros são registrados com mais frequência na PR-317 (entre Maringá e Peabiru), na PR-444 (entre Arapongas e Mandaguari), na BR-369 (entre Ubiratã e Corbélia) e na BR-376 (entre Apucarana e Jandaia do Sul). A neblina se forma principalmente em áreas de baixada, nas proximidades de rios.

Em condições assim é que os investimentos da VIAPAR em sinalização se tornam ainda mais visíveis para os motoristas. A empresa mantém toda a sua malha com a pintura horizontal em permanente renovação, incluindo placas, além da colocação de tachas refletivas, os chamados "olhos de gato".

Para o empresário Matheus Borghi, que atua no segmento de pneus em Campo Mourão, isso é uma questão de segurança. "A gente viaja com mais tranquilidade", afirma.

A concessionária detém 546 quilômetros nas regiões norte, noroeste e oeste do Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação / VIAPAR






Design by Gustavo Picoloto