Empresário Anísio Tormena morre em acidente automobilístico


  

O empresário Anísio Tormena - presidente da Alcopar, Sialpar, Siapar e Sibiopar, além de coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético -, morreu nesta terça-feira (18), vítima de um acidente automobilístico na PR-498, entre Floraí e Presidente Castelo Branco, no Noroeste do Paraná. O empresário tinha 65 anos e morava no Paraná desde a década de 1950.

Empresário Anísio Tormena morre em acidente automobilístico. Foto:SECS
Empresário Anísio Tormena morre em acidente automobilístico. Foto:SECS

O governador do Paraná, Orlando Pessuti, lamentou a morte de Tormena: “O Anísio se dedicava à construção de uma política de energia renovável no Paraná. Sua morte muito nos entristece, nos comove, porque, além de sermos parceiros institucionais, eu tinha para com o Anísio uma relação de amizade muito forte e próxima. É a perda de um amigo, de um empresário, de um idealista da energia renovável, da geração de emprego, da distribuição da renda no Paraná”, disse.

Pessuti ressaltou a contribuição de Tormena para o avanço da energia renovável no País. “Como produtor rural, como industrial do setor sucroalcooleiro, como sindicalista, era uma pessoa que estava sempre muito presente e participando de tudo aquilo que pudesse contribuir na construção de uma política energética renovável e nesse sentido foi sempre um grande parceiro do Estado do Paraná”, afirmou.

O superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Mário Lobo Filho, também lamentou a morte de Tormena. “Ele foi uma grande liderança do setor produtivo paranaense e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da indústria do etanol do País. Em Paranaguá, ele foi um dos idealizadores do Terminal Público de Álcool. Mas, para mim, o traço mais marcante era ele ser um homem de bem. Fica um grande exemplo para todos nós”, declarou Lobo Filho.

Tormena nasceu em Mariópolis, em São Paulo. No início da década de 1950 mudou-se para Paraíso do Norte para trabalhar em lavouras de café. Formado em História, começou a trabalhar no setor sucroalcooleiro na década de 80, quando fundou a Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana (Coopcana).

O corpo está sendo velado no Colégio Vicentino (rua Olavo Bilac 78), em Paraíso do Norte. O sepultamento será nesta quarta-feira (19), às 10h, no Cemitério Municipal de Paraíso do Norte.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto