Estação Ecológica Caiuá é ampliada em dois hectares


  

A Estação Ecológica do Caiuá, em Diamante do Norte, no Noroeste do Estado, recebeu mais dois hectares junto à sua área de preservação. O local passou de 147 para 149 hectares. A ampliação da Unidade de Conservação foi assinada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em cartório, na última quinta-feira (24/7).

O local anexado à Estação Ecológica foi desapropriado em 2008. "A área desapropriada estava prevista no Plano de Manejo, como prioridade para anexação à área original, devido a sua localização e forte influência na Unidade", explica Doraci Ramos de Oliveira, especialista em Manejo de Unidades de Conservação do IAP.

Compensação Ambiental - Para realizar a ampliação da Estação Ecológica, a área foi desapropriada. Os expropriados (mesmos donos do local originou a Estação Ecológica) aceitaram a avaliação feita pelo Estado.

Para efetuar o pagamento, os recursos utilizados foram de compensação ambiental disponibilizada pela Câmara Técnica de Compensação.

A ampliação da área ocorreu de acordo com o decreto nº 3932 de 2008.

Caiuá - A Estação Ecológica do Caiuá é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), conhecida como o maior remanescente florestal contínuo do Noroeste do Paraná.

A Unidade abriga diversas espécies de fauna e flora tendo como objetivo a proteção e preservação da biodiversidade.

O local possui um centro de visitantes, estrutura de administração, alojamento e estrutura para Pesquisa e Treinamento, trilhas interpretativas e ecológicas. São realizadas atividades que contribuem para o equilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável, como pesquisas científicas, atividades e dinâmicas de sensibilização voltadas para a educação ambiental, fiscalização e treinamentos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto