Frigorífico de aves retoma produção e cria empregos em Rondon


  

O município de Rondon, no Noroeste do Paraná, está ganhando novas vagas de emprego com a retomada de atividades da unidade local do frigorífico Averama. Paralisada desde 2016, a empresa começou a operar neste mês de novembro e já contratou 400 pessoas. A previsão é chegar a 500 até o fim do ano e atingir 1.500 a partir de 2020.

Nesta quinta-feira (28/11), o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da solenidade de reinauguração do frigorífico e destacou a importância das iniciativas que resultam em novas oportunidades para a população. “O emprego é o melhor projeto social que existe. Nós atuamos como um Governo amigo de quem produz e cria emprego e renda", afirmou.

O Paraná, disse ele, vive um bom momento no mercado de trabalho. Em outubro, o Estado teve crescimento no número de vagas pelo sétimo mês consecutivo, abrindo 7.406 postos de trabalho.

"Nos primeiros dez meses, de janeiro a outubro, foram abertas 66,9 mil novas vagas”, disse o governador. Esse desempenho posicionou o Estado entre os que mais criaram empregos no País. “Isso é resultado da coragem dos empresários de investir”, afirmou.

Ratinho Junior também citou a criação, pelo Governo do Estado, do programa Cartão Futuro, que se destina a incentivar a abertura de vagas para 20 mil jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. Um dos objetivos do programa é incentivar as micro e pequenas empresas a contratar aprendizes. Para isso, o Governo do Estado vai subsidiar parte dos vencimentos, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Parceria - A retomada da Averama em Rondon se deu a partir de uma parceria operacional com a Jaguafrangos, de Jaguapitã, que arrendou a unidade. A Averama, que tem unidade também em Umuarama, havia paralisado as atividades em 2016, em plena crise econômica nacional.

Para o presidente da Averama, Célio Baptista Martins Filho, a geração e distribuição de renda são fundamentais na região. “A instalação de empresas aqui é mais rara, em função da distância de grandes centros do Estado", disse ele. "O frango traz benefícios para toda a região, com a mão de obra e o transporte de municípios vizinhos”, complementou o presidente da Jaguafrango, Sidiney Baltazari.

A Jaguafrangos atua no mercado avícola há cerca de 30 anos. Já a Averama tem diversas atividades relacionadas à cadeia do frango em Rondon e Umuarama. Através do arrendamento, a Jaguarama assume um turno de abate de aves na unidade da Averama em Rondon.

Impacto – O prefeito de Rondon, Ailton Valloto, comemorou a abertura de novas vagas e enfatizou o impacto que os empregos têm sobre a vida e a economia da cidade. "Quando a empresa fechou, o município perdeu 800 empregos e isso enfraquece todas as áreas", disse. "O impacto é na saúde e na educação, mas especialmente no desgaste da população, que tem que pegar um ônibus todo dia para trabalhar em outro município", contou.

As novas vagas foram intermediadas pela Agência do Trabalhador de Rondon. “O trabalho da agência foi base fundamental para a contratação desse pessoal", disse o prefeito. O secretário do Desenvolvimento e Trabalho de Rondon, Rafael Oliveira Saul, disse que a maioria dos contratados – cerca de 85%, é do próprio município. Os demais são de cidades próximas. “Isso vai dar um retorno a curto prazo para a economia do município, com a geração de renda. Esse fim de ano será melhor", disse.

Presenças - Também participaram da solenidade o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; os deputados estaduais Jonas Guimarães, delegado Fernando e soldado Adriano José; o prefeito de Indianápolis e representante da Família Martins, Paulo Cezar Rizzato Martin.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto