Lei antifumo estadual entra em vigor dia 29


  

Entra em vigor no dia 29 deste mês a lei antifumo estadual nº 16.239 de 29 de setembro, que visa estabelecer normas de proteção à saúde dos fumantes e não-fumantes, deixando os ambientes de uso coletivo livres do cigarro. Com a nova lei fica proibido consumir cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, que produza fumaça e o uso do cigarro eletrônico, em ambientes de uso coletivo, públicos e privados, em todo o território paranaense.

Veja também: Paraná aprova restrição total ao fumo em ambiente fechado

Lei antifumo estadual entra em vigor dia 29
Lei antifumo estadual entra em vigor dia 29

Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que pelo menos sete não-fumantes morrem diariamente no Brasil por problemas ligados ao fumo passivo. “Mesmo que haja uma janela ou varanda não existem níveis seguros de exposição à fumaça e ventilação capaz de eliminar os elementos cancerígenos que ficam no ar. E está comprovado que 95% dos elementos que são encontrados em ambientes coletivos vem da fumaça dos produtos do tabaco”, explicou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Para contribuir com a divulgação na nova legislação, a Secretaria da Saúde produziu um milhão de cartazes, 2 milhões de folders, 1 milhão de adesivos pequenos e 1 milhão de adesivos grandes, que serão distribuídos pelas 22 regionais de saúde aos 399 municípios do Estado.

Na próxima terça-feira (24) o secretário Gilberto Martin fará uma apresentação na Escola de Governo sobre os impactos que a nova legislação trará à saúde dos paranaenses. E na quinta-feira (26) será realizada uma webconferência para orientar técnicos dos municípios quanto às ações de orientação e vigilância.

A fiscalização será feita pela vigilância sanitária de cada município, com o apoio das regionais de saúde. Nos municípios em que já existe legislação vigente, como é o caso de Curitiba, a lei estadual se torna complementar. “Primeiramente vamos orientar os estabelecimentos e se houver reincidência haverá punição”, explicou o superintente de Vigilância em Saúde, José Lucio dos Santos.

Um primeiro contato com os municípios já ocorreu na reunião bipartite, no último dia 9 de novembro. Este é um encontro, que ocorre mensalmente, entre a Secretaria Estadual da Saúde e representantes da saúde pública dos municípios. É o momento em que os gestores municipais e o gestor estadual discutem e organizam questões de interesse de ambas as esferas.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto