Lideranças nikkei no Paraná têm reunião com príncipe Naruhito


  

O último compromisso do príncipe herdeiro do Japão no Paraná, na noite de domingo (22), aconteceu em Maringá, Noroeste do Estado. O príncipe Naruhito recebeu, em audiência, 19 lideranças nikkei.

“Agradeci a vinda dele ao Paraná e disse que, com essa visita, será possível melhorar ainda mais o relacionamento entre o Brasil e o Japão”, disse Luiz Nishimori, deputado estadual e presidente da Comissão Executiva do Imin 100 do Estado, que convidou o príncipe a retornar ao Paraná, acompanhado da princesa Massako e da filha do casal, a princesa Aiko.

De acordo com Nishimori, com a vinda do príncipe foi possível reunir, em Rolândia, grande público na solenidade oficial realizada em comemoração ao centenário da imigração japonesa ao Brasil. “Milhares de pessoas passaram pelo Parque Yumê (sonho, no idioma japonês)”, comentou o deputado paranaense. Ele esteve com o príncipe em abril, nas cidades de Tókio e Kobe, como representante do governo do Paraná, indicado pelo governador Roberto Requião, para participar das comemorações aos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil.

De acordo com o deputado estadual Antonio Teruo Kato, que também participou da audiência, foi uma conversa realizada individualmente. “O príncipe Naruhito gosta de ouvir o que cada pessoa tem a dizer. Ele tem um carisma muito grande, é uma pessoa simples e muito simpática. Para o povo descendente de japonês, o fato de ele ter vindo é motivo de orgulho. No Japão, o povo japonês não tem esse acesso a ele”, afirmou. O parlamentar espera que, a partir de agora, o intercâmbio entre os dois países possa se fortalecer cada vez mais, não só no aspecto cultural, mas também econômico.

Para o coordenador geral da comissão executiva da solenidade do Imin 100 no Paraná, Luiz Carlos Adati, o príncipe reservou um tempo para conversar com cada um e foi fotografado com cada grupo. “Isso não é normal acontecer. Estava muito à vontade”, explicou.

Também participaram da audiência reservada com o príncipe o presidente da comissão Imin 100 do Paraná, Takumi Shimada; o coordenador de Arrecadação da comissão, Shinichi Numata; o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão no Paraná, Antonio Ueno; o secretário municipal de Curitiba, Rui Hara; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Francisco Takio Tan; o prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa; a prefeita de Amaporã, Terezinha Fumiko Yamakawa; o prefeito de São Sebastião da Amoreira, Jorge Takasumi; o prefeito de Paranacity; Mario Shideo Yamamoto; o prefeito de Nova América da Colina, Alceste Iwanaga de Santana; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Fernando Eizo Ono; a desembagadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Lídia Matiko Maejima; o presidente da rede de farmácias Nissei, Sergio Maeoka; o presidente da Associação Paranaense de Ex-bolsistas Brasil-Japão, Paulo Tetsuo Yamamoto; o jogador de futebol Pedro Ken Morimoto Moreira, do Coritiba Futebol Clube; e a miss nikkei Paraná, Natalia Miura Catrochio.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto