Motoristas devem ter mais atenção em alguns segmentos


  

Estamos em pleno inverno brasileiro, que prossegue até o dia 22 de setembro. E na estação mais fria do ano aumenta a incidência de um fenômeno climático que pode ter influência negativa nas rodovias, principalmente nas áreas de baixadas, pontos de maior altitude e proximidades de rios e lagos: estamos falando do nevoeiro.

A incidência é mais comum durante a manhã. De acordo com o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, em casos de nevoeiros a visibilidade fica restrita a, no máximo, um quilômetro. “As condições mais favoráveis para a formação desse fenômeno climático são ventos fracos, baixas temperaturas e solo úmido”, explicou. “Nevoeiro é a condensação do estado de vapor ao líquido. É mais comum próximo a lagos e rios porque a água demora bastante tempo para perder temperatura adquirida durante o dia. O contato com a massa de ar frio provoca isso”.

Nos pontos de pouca visibilidade os riscos de acidentes aumentam. Nesse caso os usuários devem reduzir a velocidade, manter distância em relação ao veículo da frente, trafegar com luz baixa e acionar o sistema de ventilação do carro ou caminhão. “Além disso, é importante não parar o carro acostamento ou pista de rolamento, não ligar o pisca alerta com o automóvel em movimento, usar a pintura da faixa como referência e nunca realizar ultrapassagem em segmentos de pouca visibilidade”, orientou o supervisor do Centro de Controle e Operações (CCO) da Viapar, Ronaldo Parpinelli.

Os condutores devem ainda ficar atentos aos sinais sonoros externos que possam indicar uma situação atípica à frente como buzinas, sirenes e sons de colisão. Apesar de todas essas recomendações, caso julgue não ter condições de visibilidade para prosseguir com a viagem o condutor deve parar em locais seguros como postos de combustíveis e nas unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Veja abaixo os trecho com maior incidência de nevoeiros na área de ação da concessionária.

Alerta:
BR-369 – entre os quilômetros 191 e 195 (Arapongas)
BR-369 – entre os quilômetros 358 ao 360 / 370 ao 372 / 384 ao 387 / 401 ao 403 /436 ao 444 / 459 ao 464 (Campo Mourão à Ubiratã)
BR-369 – entre os quilômetros 464 ao 477 / 514 ao 524 (Ubiratã à Corbélia)
PR-444 – entre os quilômetros 39 e 33 (Mandaguari)
PR-444 – entre os quilômetros 1 e 6 (Apucarana)
BR-376 – entre os quilômetros 102 ao 107 / 117 ao 124 / 147 ao 149 (Paranavaí à Maringá)

Fonte: Assessoria de Comunicação / VIAPAR






Design by Gustavo Picoloto