No Paraná, noroeste é campeão com 3,9 mil inscritos no Desafio Sebrae


  

No Paraná, a região noroeste é a campeã em número de participantes no Desafio Sebrae, totalizando 3.927 universitários inscritos. No País, a competição registrou a participação de 144.641 estudantes universitários, dentre eles, 14.564 paranaenses, o que concede ao Estado, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking de inscrições da competição.

Em número de inscritos, o Paraná ficou à frente de outros estados com populações universitárias maiores, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
A Universidade Paranaense (Unipar) foi a instituição de ensino que mais inscreveu alunos no Paraná, seguida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). A Unipar e a Unopar ainda figuram no ranking nacional entre as dez instituições recordistas de inscrições, em sétimo e décimo lugares, respectivamente.

Segundo o consultor do Sebrae/PR em Maringá, João Luis de Moura, a região noroeste do Estado somou cerca de 30 instituições de ensino superior que tiveram alunos inscritos no Desafio Sebrae. “A Unipar teve destaque, com 1.198 inscrições, assim como a UEM que atingiu o número de 930 participantes”, enumera João de Moura.

O sucesso da região, afirma o consultor, foi construído, sobretudo, pela receptividade das instituições de ensino e pela parceria dos professores em divulgar os benefícios do jogo. “Foram fatores importantes que ajudaram a incentivar o número de inscritos, o que resultou na conquista, pelo Paraná, do primeiro lugar nacional em inscritos”, observa João de Moura.

De acordo com o coordenador estadual do Desafio Sebrae, André Rossi, o Desafio Sebrae estimula o empreendedorismo entre os jovens e proporciona uma oportunidade de, após a formação acadêmica, os estudantes investirem na ideia de serem donos do próprio negócio. “Após sair da faculdade, os jovens querem crescer rápido sem abrir mão da qualidade de vida e o empreendedorismo pode ser o caminho", avalia.

Universidades
Nilvio Ourives dos Santos, diretor geral da Unipar, campus de Umuarama, conta que lançamento oficial do jogo, palestras e contato direto com os estudantes, por meio de plantões para esclarecimento e inscrições, foram ações que a Unipar realizou para incentivar a participação dos alunos. “É uma oportunidade de o aluno ter experiência não só teórica, mas também prática, despertando o espírito de liderança e de trabalho em equipe”, ressalta Nilvio dos Santos.

Mesmo após o encerramento do prazo de inscrições, as ações de incentivo continuam, só que agora é para promover fóruns, seminários e capacitações na área de gestão para auxiliar os participantes do Desafio Sebrae. “Nossa maior expectativa com o jogo é aumentar o conhecimento dos acadêmicos e do corpo docente. Claro, também estamos confiantes, pois, a exemplo de anos anteriores, as equipes da Unipar conquistarão ótimas posições”, afirma Nilvio dos Santos.

O diretor de Ensino de Graduação da UEM, em Maringá, Eduardo Radovanovic, observa que a motivação dos alunos em participar do Desafio Sebrae está na ânsia de fazer a diferença e de implementar novas ideias no mercado. “Percebemos que o jogo é uma importante ferramenta para identificar pessoas com ou sem perfil empreendedor. Isso contribui muito para diminuir o número de empresas que fecham a porta precocemente”, analisa Eduardo Radovanovic.

O trabalho em equipe a as tomadas de decisões em curso espaço de tempo também são itens ressaltados pelo diretor de Ensino de Graduação da UEM, ao comentar que, às vezes, são difíceis de serem trabalhados no ambiente universitário. “Incentivamos a participação dos alunos na competição e também vamos mostrar aos participantes que o Sebrae/PR oferece diversas capacitações empresariais, úteis para os futuros empreendedores”, reforça.

A lista completa de instituições e o número de alunos inscritos no Desafio Sebrae 2011 podem ser acessados no site da competição que é www.desafio.sebrae.com.br. As inscrições no maior jogo virtual de empreendedorismo do mundo, que está na décima segunda edição, foram encerradas no último dia 13.

O jogo
A partir de agora, os alunos devem ficar atentos às próximas etapas, como realizar o download do jogo. A competição inicia na próxima semana e, até lá, as equipes inscritas ainda podem modificar ou inserir dados no cadastro ao jogo, como nome ou alteração de participantes.

O Desafio Sebrae é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio estado, divididas em chaves. Os vencedores da etapa paranaense serão conhecidos em outubro. As duas últimas fases, a semifinal e final nacional, programadas para novembro são presenciais, quando a estrutura do jogo muda sendo adotado regime de imersão.

Os prêmios para os vencedores estaduais são troféus, certificados, iPhones e viagem a Brasília, para representar o Paraná como campeão estadual na semifinal nacional. Para cada integrante das oito equipes que chegarem à final nacional, serão concedidos iPads e bolsas de estudos na Fundação Getúlio Vargas (FGV) online. À equipe campeã brasileira do Desafio Sebrae 2011, será destinada uma viagem internacional para conhecer um centro de empreendedorismo e uma bicicleta elétrica com montagem 100% nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto