Número de acidentes aumenta na região


  

Os números são da concessionária VIAPAR, que administra 546 quilômetros de malha nas regiões norte, noroeste e oeste do Paraná: em julho último, 388 pessoas envolveram-se em 162 acidentes atendidos pela empresa ao longo do trecho, sendo que 115 sofreram lesões e 6 morreram.

O número de acidentes, segundo a empresa, foi 50% maior que os 108 verificados em julho de 2009, quando houve 69 vítimas com lesões, e outras 3 fatais. Até o fim de julho já foram registradas 63 mortes, um aumento de 53% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“São números preocupantes”, afirma o presidente da VIAPAR, engenheiro Marcelo Machado, para quem esse aumento está diretamente relacionado ao despreparo de grande parte dos motoristas. “Oito em cada dez acidentes são registrados entre a sexta-feira e o domingo, e jovens são maioria entre os envolvidos”, enfatiza.

Há um agravante: como choveu pouco no mês de julho na região, a quantidade de acidentes poderia ter sido ainda maior se as pistas estivessem molhadas. Nessas condições, há o risco de aquaplanagem, o que pode levar a uma colisão ou a um capotamento.

No Centro de Controle de Operações (CCO) da empresa em Maringá, que monitora as estradas durante as 24 horas do dia, as estatísticas são reveladoras. Parte das ocorrências se dá no trecho entre uma cidade maior e outra de menor porte, sempre há mais de duas pessoas nos veículos acidentados e, invariavelmente, os passageiros do banco traseiro não utilizam cinto de segurança.

Campanhas - Falta de consciência e abusos. Segundo o comandante da 4ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, capitão Ademar Carlos Paschoal, alta velocidade e ultrapassagem em local proibido estão entre as principais causas de acidentes. Ele observa que "é indispensável a realização de campanhas permanentes dirigidas ao público jovem". De acordo com o capitão, grande parte das ocorrências é registrada, geralmente, nos fins de tarde das sextas-feiras e nos domingos à noite, verificando-se, não raro, colisões traseiras e de lado, e com objetos às margens de rodovias.

Fonte: Assessoria de Comunicação / VIAPAR






Design by Gustavo Picoloto