Paraná contrata novos técnicos para fiscalização agropecuária


  

Os novos engenheiros agrônomos, médicos veterinários, e técnicos agropecuários aprovados no último processo seletivo simplificado realizado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná fizeram nos últimos três dias (18, 19 e 20) as escolhas das vagas onde vão trabalhar..

Elas ficam nos 33 postos de fiscalização sanitária e fitossanitária que a Secretaria passa a operar diretamente por meio do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis).

Segundo o diretor do Defis, Silmar Burer, a contratação dos novos profissionais foi necessária para suprir a demanda de pessoal que surgiu nas barreiras a partir do dia 1º de janeiro deste ano, quando o governo do Estado reassumiu o controle e a fiscalização nas barreiras interestaduais. “Esta era uma solicitação de organismos internacionais sugerida em auditoria ao Serviço de Defesa Agropecuária, e pelo próprio Ministério da Agricultura”, explicou Silmar Burer.

Antes o serviço era terceirizado pela Claspar (Companhia Paranaense de Classificação), mas as seguidas avaliações da União Europeia sobre o serviço de defesa agropecuária feito no Estado não aceitavam essa terceirização. Para atender essa exigência e agilizar as exportações de carnes do Estado para a União Europeia e outros blocos econômicos, o governo paranaense voltou a controlar os postos de fiscalização sanitária. “Trata-se de uma ação altamente estruturante da Secretaria da Agricultura, preparando o Paraná para um grande salto de qualidade programado para 2010”, destacou o secretário Valter Bianchini.

Nesta etapa foram contratados 14 médicos veterinários e 15 engenheiros agrônomos para coordenarem os trabalhos nos postos de fiscalização. A eles se juntarão mais 264 técnicos agropecuários que atuarão nos postos 24 horas por dia, todos os dias do ano. “Esta é uma das grandes conquistas da defesa agropecuária paranaense e que era aguardada por todo o setor produtivo nos últimos 23 anos”, ressaltou o diretor do Defis.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto