Pavimentação da estrada Beira-Rio vai favorecer economia local


  

O Governo do Estado deve concluir até o final do ano a pavimentação da PR-691. Serão asfaltados quase 11 quilômetros da Estrada Beira-Rio, entre o município de Porto Rico e a localidade de Porto São José, na cidade de São Pedro do Paraná, na Região Noroeste.

De acordo com a governadora Cida Borghetti, a população reivindicava há anos o asfaltamento do trecho, que é de terra. “Além de reduzir o tempo das viagens e aumentar o conforto para os motoristas, a obra vai estimular o turismo e o comércio da região, gerando mais empregos e oportunidades”, afirma.

Porto Rico e Porto São José, às margens do Rio Paraná, têm uma vocação turística devido às prainhas de água doce, que são bastante frequentadas não apenas pelos moradores da região. “Esta nova rodovia será importante para aumentar o turismo local, atrair mais visitantes dos nossos estados vizinhos e impactar a economia das duas cidades”, destaca o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion.

A Obra – Iniciada no final de 2017, a pavimentação beneficiará quase 50 mil pessoas. De acordo com as últimas medições de técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), os trabalhos chegaram a 20% do cronograma.

No momento, está sendo executada a instalação da sub-base e da base de solo-cimento. Em seguida, começará a pavimentação de camada asfáltica. Na parte de drenagem, estão sendo construídas canaletas e instalados bueiros. Em vários pontos há também obras de terraplanagem.

Ponte – Além da pavimentação, está em andamento na PR-691 a construção de uma nova ponte de 45 metros. A previsão do DER-PR é que esta travessia sobre o Ribeirão São Pedro fique pronta no final de agosto. O investimento na pavimentação e na ponte, de R$ 21,1 milhões, faz parte do programa Rotas do Desenvolvimento, com financiamento do Banco do Brasil.

Agricultura e Acessibilidade – A Estrada Beira-Rio é utilizada para o escoamento de produtos da agricultura local, como café, milho, algodão, mandioca e feijão. No perímetro urbano, com mais circulação de pessoas, serão construídos acostamentos e calçadas compartilhadas com ciclovia.

Haverá também duas interseções, a primeira em São Pedro do Paraná e outra no acesso ao Mirante do Rio Paraná. Além de ligar Porto Rico e São Pedro do Paraná, a modernização da rodovia facilitará o deslocamento entre as cidades vizinhas de Loanda, Santa Cruz do Monte Castelo e Santa Isabel do Ivaí.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto