Prefeito é destaque nacional por incentivar e facilitar ações empreendedoras


  

Uma das principais preocupações do prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, sempre esteve relacionada à geração de trabalho e renda. Por isso, ele sempre primou por iniciativas que incentivassem a qualificação de mão-de-obra e fortalecessem as micro e pequenas empresas.

Os diversos projetos desenvolvidos para atingir esses objetivos renderam a Yamakawa destaque nacional no 5º Prêmio Prefeito Empreendedor.

Nesta quarta-feira o Sebrae (Serviço de Apoio à Pequena Empresa) premiou, em Brasília, prefeitos que realizaram projetos de incentivo ao empreendedorismo. No Paraná, Mauricio Yamakawa foi o primeiro colocado (categoria compras governamentais). “Desde o começo da gestão, estamos preocupados com a promoção do desenvolvimento de pequenas empresas e com o crescimento econômico e social de Paranavaí. O destaque na premiação nacional do Sebrae prova que nossas ações têm dado bons resultados e nos incentiva a continuar com nossos projetos”, destacou Yamakawa.

O prefeito foi classificado na categoria Compras Governamentais, graças a um projeto de valorização e assessoramento de ações associativas, ao programa de cursos de capacitação e qualificação voltados a Organizações Não-Governamentais e órgãos públicos, além da implantação e da aprovação de leis de incentivo municipal. Onda Verde, Pedagogia Empreendedora e Empresa Fácil são três projetos do município que têm como objetivo incentivar o empreendedorismo tanto na cidade quanto no campo.

Com todas essas iniciativas, o prefeito Mauricio Yamakawa tem alcançado a redução da pobreza e da desigualdade social em Paranavaí. A ampliação de oportunidades de negócios e a existência de um tratamento simplificado para a pequena produção têm facilitado o trabalho dos novos empreendedores na fabricação de diversos tipos de produtos, desde a utilização de matéria-prima local, até o desenvolvimento de pesquisas para novas tecnologias.

Além de Paranavaí outras três prefeituras paranaenses participaram do título nacional em categorias distintas. Foi o caso de Maringá, onde o prefeito Sílvio Barros concorreu na categoria “Desburocratização e Desoneração Tributária”. Foz do Iguaçu, que tem à frente o prefeito Paulo Mac Donald, concorreu na categoria “Formalização”. A quarta representante do estado foi Curitiba, cidade governada pelo prefeito Beto Richa. A capital paranaense concorreu na modalidade “Royalties e Compensações Financeiras”.

Criado em 2001, o Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor já recebeu 2.325 inscrições, incluindo a quinta edição, lembrando que em 2004 não houve a premiação. A idéia do Sebrae é promover nas administrações municipais ações que incentivem, apóiem e fortaleçam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais, contribuindo com o crescimento socioeconômico do município. Os prefeitos paranaenses que participaram da premiação foram indicados pelo Sebrae Paraná.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto