Prefeitos do Noroeste conhecem ações do Governo que ajudam os municípios


  

O governador Roberto Requião esteve reunido com os prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), nesta quarta-feira (18/02) na Granja do Canguiri.

Requião falou sobre ações de governo que podem ajudar os prefeitos a suprir necessidades de seus municípios, como os Centros de Saúde da Mulher e da Criança, o transporte escolar, obras no setor da educação e o programa Irrigação na Madrugada. “A Secretaria de Desenvolvimento Urbano financiará o que vocês quiserem, mas o interessante é pensar na geração de empregos”, disse o governador aos prefeitos dos 28 municípios que compõem a associação.

Segundo Requião, o Paraná tem na crise uma vantagem com relação a outros Estados: sua estrutura agroindustrial. “Uma indústria leva quatro ou cinco anos para ser projetada e funcionar em sua capacidade plena de gerar empregos. A agricultura não. Planta-se uma semente e em seis meses já está colhendo e industrializando”, afirmou. “Quero pedir o apoio de vocês para o programa de irrigação noturna. Estamos financiando equipamento para a irrigação, para evitar que os produtores comprem equipamentos mais caros”, disse.

Requião falou também sobre obras no setor da educação. O Governo do Estado financiará a construção de 100 escolas municipais. “Estas escolas serão financiadas com uma participação do Estado, maior ou menor, dependendo da capacidade econômica de cada município. Nos municípios mais pobres o Estado pagará 70% do valor da escola e financiará o restante”, exemplificou.

O governador ressaltou o programa de compra de ônibus escolares, feito pelo Estado para equipar os municípios para o transporte escolar, no qual os prefeitos deverão apresentar os condutores para participar de um curso que será ministrado pela Secretaria de Trabalho em conjunto com a Federação de Transportadores do Paraná.

O governador disse ainda que será restabelecido o programa de microcrédito para empresas. “Quase 70% dos empregos no Paraná são oferecidos pelas micro e pequenas empresas, por isso nós zeramos o imposto das microempresa e as pequenas pagam na média 2%, quando que o normal seria 18%”, disse Requião. Ele lembrou ainda que a partir de abril passará a valer a redução de ICMS de 95 mil itens de consumo.

Requião falou aos prefeitos também sobre um programa que financiará a criação de parques ambientais. “Nós queremos aumentar as áreas verdes e de lazer nos municípios do interior, porque se não fizermos agora os municípios crescem e isso se inviabiliza, reduzindo a qualidade de vida da população”, disse.

Para Rosenei Raggiotto Oliveira, presidente da Amunpar e prefeita de Querência do Norte, esse primeiro contato com o governador é muito importante, principalmente para aqueles que estão iniciando suas administrações. “Todos passam a conhecer o governador e os programas que o Governo oferece aos municípios paranaenses. Isso é muito importante porque nós podemos desenvolver nossas políticas públicas e cumprir nossas promessas de campanha, baseados em tudo aquilo que o governo oferece aos municípios”, destacou.

O secretário do Planejamento, Ênio Verri, comentou que a reunião dessa manha foi importante porque boa parte dos prefeitos eleitos não conhece todas as políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Normalmente os prefeitos pensam que um determinado problema é só deles, não conhecendo a realidade de seus vizinhos e da sua região”, afirmou. “Em uma reunião como essa os prefeitos conversam e relatam suas dificuldades e o governador consegue esclarecer de maneira muito explícita tudo aquilo que o governo pode oferecer”, disse.

“O governador foi muito didático em sua apresentação e nos mostrou bons programas que os municípios podem, junto com o Governo do Estado, levar a cabo nas suas cidades”, disse Rogério Lorenzetti, prefeito de Paranavaí. Ele destacou a compra pelo Governo do Estado de ônibus para que os municípios façam o transporte escolar. “É uma medida muito apropriada, que vai trazer uma economia muito grande, principalmente para os municípios, como no meu caso, onde se tinha a terceirização desse transporte”, afirmou.

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, acompanhou os 29 prefeitos da Amumpar no encontro com o governador Roberto Requião. “Os prefeitos conheceram os projetos e programas de governo que podem ser levados aos municípios”, disse.

Romanelli destacou que Requião mantém em 2009 o plano de obras nas áreas de educação, saúde, segurança, habitação, transporte, saneamento básico, energia elétrica e destinará R$ 800 milhões aos municípios. “Os recursos serão usados para obras de pavimentação, creches, praças, terminais rodoviários, centros de convivência, ginásios de esportes, canchas cobertas, postos de saúde, escolas, mercados, barracões industriais, bibliotecas, parques, iluminação pública, financiamento de máquinas e equipamentos rodoviários”, completou.

O café-da-manhã ainda teve a presença do secretário da Casa Civil, Rafael Iatauro, e dos deputados Caíto Quintana, Nereu Moura, Antonio Anibeli, Teruo Kato, Luiz Eduardo Cheida, Elton Welter, Luiz Accorsi, Luiz Nishimori e Miltinho Puppio. “É importante o governador conversar com os prefeitos e afinar esse contato, pois os programas de governo feitos pelo Estado dependem muito da capacidade e do trabalho dos prefeitos para a execução”, disse Caíto Quintana.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto