Primavera começa no domingo com chuva forte em todo o Paraná


  

A primavera vai começar oficialmente neste domingo (22/9), às 17h44, com chuvas fortes e trovoadas em todo o Paraná. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar (www.simepar.br), órgão do Governo do Estado, a frente fria vinda do Rio Grande do Sul vai causar pancadas de chuva já a partir desta sexta-feira (20/9) em grande parte do Paraná, mas ainda de forma irregular.

A instabilidade atingirá todo o Paraná no fim de semana. As temperaturas ficarão mais amenas, mas não sobem muito. Em Curitiba, o domingo deve ser chuvoso, com previsão de temperatura mínima de 15ºC e máxima de 21ºC.

No litoral, o tempo no fim de semana será parcialmente nublado, com chuvas e trovoadas isoladas. Em Paranaguá, a temperatura varia de 19ºC a 23º no domingo.
Em Ponta Grossa, a mínima será de 15ºC e máxima de 22ºC. No Norte e Noroeste do Estado, choverá somente à tarde. Maringá terá temperatura de 19ºC a 26ºC. Em Londrina, mínima de 19ºC e máxima de 28ºC.

Em Foz do Iguaçu, pancadas fortes de chuva já a partir deste sábado (21/9). A temperatura no domingo vai variar de 16ºC a 22ºC.

Estação – A previsão para os três meses de primavera é de chuvas abaixo das médias históricas dos últimos 30 anos. Em Curitiba, o volume vai variar entre 125 a 175 milímetros por mês. Já as temperaturas vão acompanhar as médias. Na capital, a temperatura será de 12 e 24, no mês de outubro, e de 16 a 28, em dezembro.

Inverno – De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, o inverno de 2013 foi um pouco mais rigoroso que a média, com bastante geada. A maior massa de ar frio dos últimos anos fez nevar em várias cidades do Paraná em julho. O fenômeno também ocorreu em Curitiba, onde não nevava há 38 anos.

O mês de junho foi bastante chuvoso, enquanto julho e agosto registraram chuva abaixo do volume esperado.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto