Professores e agentes apresentam demandas da Unespar a deputados


  

Representantes dos professores e servidores do campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná na terça-feira, 20/9, para expor as dificuldades que a instituição tem enfrentado por causa da falta de recursos e solicitar o apoio dos deputados.

A audiência foi agendada pela direção do campus que expôs dados relacionados à falta de recursos que começaram em 2015 e se agravaram neste ano com o corte de 50% do orçamento em relação ao ano anterior.

Segundo a diretora, professora Pierângela Simões, com a redução dos recursos a Unespar tem enfrentamos dificuldades para pagar os fornecedores. “Os recursos de custeio são suficientes para o pagamento das despesas básicas, como as contas de água, luz, telefone e combustível, o salário e o vale-transporte dos estagiários. No entanto, questões específicas e fundamentais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas na área das artes, como afinação de pianos, aquisição de equipamentos para o Teatro Laboratório e contratação de modelo vivo para as aulas de artes visuais, não são contempladas”, evidenciou.

Outro assunto da reunião foi o quadro deficitário de professores e agentes universitários do campus e da Unespar. No campus, o reforço no quadro de servidores foi feito por meio da contratação de terceirizados, o que para a direção, resulta em prejuízo para os cofres públicos.

A diretora do Centro de Artes, professora Salete Machado Sirino, também participou da reunião. Na oportunidade, ressaltou que se tivessem concursados, o campus teria apenas 30% do gasto que se tem atualmente com as terceirizações. “Nós estamos gastando muito mais e ficando a mercê, porque quando não se paga as terceirizadas o serviço para. Vivemos um momento de caos e a gente precisa que a sociedade olhe por essa universidade que está formando profissionais, professores e, no nosso caso, artistas que representam nosso estado no Brasil e fora dele”, afirmou.

A comitiva da Unespar foi recebida pelo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia, deputado Tercílio Turini (PPS), pelo presidente da Comissão de Cultura, deputado Péricles de Mello (PT), e pelo 2º secretário da Alep, deputado Ademir Bier (PMDB).

Como resultado do encontro definiu-se uma nova audiência pública para o dia 11 de outubro em que os assuntos serão debatidos com todas as partes envolvidas entre elas o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, e representantes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Fonte: Assessoria de Comunicação Unespar






Design by Gustavo Picoloto