Propriedades de produção de aves terão que atualizar cadastro pela Internet


  

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná vai colocar a partir de junho, na internet, os formulários para atualização dos cadastros de aves no Estado. São mais de 10 mil propriedades avícolas pré-cadastradas junto à secretaria que devem atualizar o registro, conforme resolução que será assinada pelo secretário Norberto Ortigara nos próximos dias.

A medida vai atender exigência do mercado externo para importação de carne de frango e garantir também maior controle sobre a produção destinada ao consumo interno. Para obter o registro, o produtor terá que cumprir normas sanitárias estabelecidas – procedimento que irá facilitar a fiscalização e melhorar a segurança alimentar, disse o médico veterinário Hernani Melanda, chefe da Área de Sanidade Avícola.

No Paraná, propriedades de produção de aves terão que atualizar cadastro pela internet
No Paraná, propriedades de produção de aves terão que atualizar cadastro pela internet

Instrução normativa – A medida estipulada pela Secretaria da Agricultura com o apoio do Conselho Estadual de Sanidade Avícola do Paraná (Coesa/PR) busca atender e cumprir a Instrução Normativa 56/2007, do Ministério da Agricultura e do Abastecimento. A IN estabeleceu procedimentos relativos à certidão de registro nos estabelecimentos avícolas comerciais de produção de frangos (corte) e produção de ovos (postura comercial) a ser realizado pelos órgãos executores, que no Paraná é responsabilidade da área de Defesa Animal da Secretaria da Agricultura.

Segundo Melanda, cada processo terá de 11 a 13 documentos a serem preenchidos com diversos itens cada. Como o processo é informatizado, caso haja algum erro, ou falta de informação, o próprio sistema alerta o emissor para a necessidade de corrigir o item a ser respondido para a liberação desse registro. Depois da fase de conferência de dados e documentações para cada processo, será realizada a fiscalização no respectivo estabelecimento. Atualmente são 10.619 propriedades pré-cadastradas.

Na sequência serão conferidos todos os documentos e fiscalizações para posterior emissão das Certidões de Registros Avícolas Comerciais, explicou Hernani Melanda.

Ele disse que essas medidas visam manter a produção de aves do Estado com a excelência nos cuidados de sanidade, aumentando ainda mais o controle e fiscalização nas granjas e melhorando a segurança alimentar no comércio de carne de frango tanto no mercado interno como no externo.

Conselho – O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná fará uma parte indispensável nesse processo de Certidão de Registro, por meio do registro da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, que deverá ser feita entre o médico veterinário da empresa, responsável técnico, e cada uma das mais de 10.619 granjas avícolas do Paraná.

A produção de frangos no Brasil atualmente gira em torno dos 5 bilhões de aves. O Paraná é líder na produção e sanidade avícola e tem participação de aproximadamente 28,4% da produção nacional, com 1,3 bilhão de aves.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto