Redução na criminalidade no Paraná no terceiro trimestre


  

A Secretaria da Segurança Pública divulgou, nesta sexta-feira (28/11), os números da criminalidade referentes ao terceiro trimestre de 2008. Uma das vitórias das polícias Civil e Militar foi a redução de aproximadamente 27% no número de homicídios dolosos (com intenção de matar), em Foz do Iguaçu. Em todo o Paraná, os assassinatos reduziram quase 8%, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Em Paranavaí, os crimes contra os costumes (estupro, atentado violento ao pudor e assédio sexual) cairam em 50%.

“Dois fatores contribuíram de forma fundamental para a queda dos índices. Primeiro, a Operação Foz Segura, que vem alcançando resultados bem expressivos na cidade. Depois, a troca da equipe de policiais que compõem a delegacia de homicídios da região. Eles têm realizado um belo trabalho e tenho certeza que, para o próximo ano, as reduções serão ainda maiores”, afirmou o delegado-chefe da Divisão do Interior, Luiz Alberto Cartaxo.

Foz do Iguaçu apresentou também diminuição nos registros de outros delitos. Os crimes contra o patrimônio, por exemplo, registraram queda de 18,50%, neste terceiro trimestre. O coronel Amaro do Nascimento Carvalho, comandante do Policiamento do Interior, destaca o reforço de policiais mantido na região e também o esforço da população, que tem ajudado através de denúncias como fatores importantes nesta queda de índices.

“Esse reforço no efetivo que mantemos na cidade, aliado às denúncias da população, tem contribuído de forma significativa para a queda dos índices de criminalidade. A população tem sido fundamental. É importante que isso continue”, explicou.

CIDADES – Além de Foz do Iguaçu, outras cidades apresentaram queda em seus índices de criminalidade, no terceiro trimestre. O número de homicídios dolosos, por exemplo, baixou em Cascavel (15,38%), Francisco Beltrão (20%), Guarapuava (47,62%), Maringá (4,55%), Apucarana (55,56%), Telêmaco Borba (21,43%) e União da Vitória (40%). A comparação é feita com o mesmo período do ano passado. Os crimes contra o patrimônio também registraram queda.

No ano passado, foram registrados 41.937 casos e, neste ano, os números caíram para 41.121 revelando queda de 1,95% em todo o Paraná. As cidades que apresentaram maiores reduções foram Pato Branco, com 23,58%; Paranaguá, com 20,36%; Toledo, com 20,34%; Foz do Iguaçu, com 18,50%, e Campo Mourão, com 15,90%.

“Estes resultados mostram que a polícia vem desempenhando corretamente o seu papel. Tenho certeza que vamos conseguir atingir a nossa meta principal que é reduzir todos os índices de criminalidade no Estado”, comentou o secretário Luiz Fernando Delazari.

Os crimes contra a pessoa (ameaças, lesões corporais, calúnia, injúria e difamação) também sofreram queda em alguns municípios do Paraná. Em Toledo, por exemplo, no terceiro trimestre de 2007 foram registros 697 crimes contra pessoa. No mesmo período deste ano, o município registrou 673 casos, queda de 3,44%. Já em Rolândia, no ano passado foram 380 casos, neste ano, o número baixou para 348, redução de 8,42%. Os crimes contra os costumes (estupro, atentado violento ao pudor e assédio sexual) também registraram queda em várias cidades do estado. Estão entre elas: São José dos Pinhais (redução de 27,27%), Ponta Grossa (12,50), Paranavaí (50%), Maringá (40,74%), Apucarana (53,33%) e Rolândia (83,33%).

A divulgação dos números da criminalidade faz parte de determinação de Delazari de publicar, trimestralmente, os números dos crimes cometidos em todo o Paraná. Os dados estão disponíveis para toda população no endereço da Secretaria na internet (www.seguranca.pr.gov.br). Para acessar os dados, o usuário deve entrar em “Gestão de Segurança” e em “Estatísticas”. Os números, mapas e gráficos explicativos estarão disponíveis para o usuário baixar o conteúdo.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto