Secretaria de Saúde e Defesa Civil no combate à dengue pelo Estado


  

O combate ao mosquito transmissor da dengue deve ser feito por todos os paranaenses, todos os dias do ano. Esta é a mensagem que o Governo do Estado está apresentando à população com diversas atividades. A nova ação reunirá a Secretaria da Saúde e a Defesa Civil com mutirões de limpeza nos 151 municípios com maior Índice de Infestação Predial (IIP) do Estado em nos dias 06 e 13 de março.

O combate ao mosquito transmissor da dengue deve ser feito por todos os paranaenses, todos os dias do ano
O combate ao mosquito transmissor da dengue deve ser feito por todos os paranaenses, todos os dias do ano

Mutirões de limpeza, com a participação de gestores e população estão na pauta do planejamento organizado pelos dois órgãos estaduais. “O combate ao mosquito transmissor da dengue é um dever de todo o cidadão. Todos devem procurar e retirar possíveis criadouros de nossas casas, porque 90% dos criadouros são intra-domiciliares, ou seja, estão nos quintais ou dentro da casa das pessoas”, afirma o secretário Gilberto Martin. Ele ressalta que os mutirões de limpeza efetuados pelo poder público são uma alternativa importante na eliminação dos criadouros, mas que a rotina de combate à doença deve fazer parte do cotidiano de toda a população.

Com o IIP, é possível identificar os municípios que apresentam risco de uma epidemia da doença. Ele é calculado de acordo com o número de imóveis com larvas do mosquito Aedes Aegypt a cada 100 vistoriados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica índices abaixo de 1% como baixo risco de epidemia de dengue. Entre 1% e 3,9%, este risco é moderado, acima de 4% é alto.

Nas cidades que apresentam o IIP de 2010 acima de 4% (66 ao todo), a secretaria da Saúde e a Defesa Civil estão convocando autoridades locais, lideranças comunitárias, representantes dos Comitês Municipais de Combate à Dengue e, principalmente, a população para realizar mutirões de limpeza nos domicílios no sábado 06 de março. A intenção é que, nesta data, com a mobilização de toda a cidade, o maior número de criadouros seja eliminado.

O Chefe da Divisão de Defesa Civil, Major Bortolini, explica que “a Defesa Civil está agregando forças com a secretaria de Saúde nesta campanha com objetivo preventivo, para que o estado não venha a tenha uma nova epidemia de dengue.”

No sábado, 13 de março, haverá a outra etapa da ação. Neste dia, os municípios a ter mutirões serão os com IIP entre 01 e 3,99% - alcançando outras 85 cidades do estado.

Números – A secretaria de Saúde divulgou novos números da dengue nesta quarta-feira (24/02). O levantamento aponta 3 mil notificações e 530 casos confirmados da doença em todo o Estado. Destes, 398 são autóctones (adquiridos no próprio estado) e 132 importados. São 33 municípios com casos autóctones em oito Regionais de Saúde do Paraná.

Confira as Regionais de Saúde que apresentam número de casos confirmados:

15ª Regional - Sede Maringá - 156 casos autóctones e 169 no total

9ª Regional - Sede Foz do Iguaçu - 121 casos autóctones e 134 no total

17ª Regional - Sede Londrina - 50 casos autóctones e 68 no total

11ª Regional - Sede Campo Mourão - 34 casos autóctones e 40 no total

20ª Regional - Sede Toledo - 21 casos autóctones e 47 no total

18ª Regional - Sede Cornélio Procópio - 09 casos autóctones

14ª Regional - Sede Paranavaí - 06 casos autóctones e 11 no total

13ª Regional - Sede Cianorte - 01 casos autóctones e 9 no total

5ª Regional - Sede Guarapuava - 01 caso importado

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto