Secretária Lygia Pupatto inaugura rede de internet sem fio na Fafipa


  

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, inaugurou nesta quinta-feira (28/01) sistema de internet sem fio na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa). O projeto possibilitou a instalação de laboratórios de informática, com 30 computadores cada, nos 11 cursos da instituição. No total, estão sendo investidos R$ 138 mil para implantação do sistema.

De acordo com Lygia, o sistema auxiliará no desenvolvimento da instituição e no trabalho dos alunos e professores. “Sinto-me com o dever cumprido por colocar mais essa ferramenta à disposição da comunidade acadêmica da Fafipa. Com isso, a Fafipa fica em pé de igualdade com as demais universidades e faculdades do Paraná”, afirmou.

O sistema de internet sem fio faz parte do programa Universidade em Movimento, que recebeu R$ 85 milhões para investir na melhoria da infraestrutura das universidades e faculdades estaduais do Paraná. Também participaram do evento o diretor da faculdade, Antônio Rodrigues Varela Neto, e a secretária municipal da Educação, Aparecida Silveira Gonçalves.

Lygia Pupatto, inaugurou sistema de internet sem fio na Fafipa
Lygia Pupatto, inaugurou sistema de internet sem fio na Fafipa

Depois da inauguração, a secretária Lygia Pupatto visitou dois projetos do programa Universidade Sem Fronteiras desenvolvidos na região. O projeto “Inserção sócio-econômica na cadeia produtiva de reciclagem, da região de Paranavaí, mediante a adoção de inovações tecnológicas”, visa promover inovações tecnológicas na separação, comercialização e industrialização de materiais recicláveis da Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí (Coopervaí), que tem 37 cooperados e 15 trabalhadores.

Lygia Pupatto visita projetos do Universidade Sem Fronteiras na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí
Lygia Pupatto visita projetos do Universidade Sem Fronteiras na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí

Outro projeto que recebeu a visita da secretária foi o “Atrativos turísticos na localidade de Piracema (Paranavaí) através da Agroecologia e Feiras Potencialidades”. O objetivo é construir um pólo de turismo agroecológico com a construção de hortas comunitárias e particulares, produzindo somente vegetais de origem orgânica, com a comercialização dos produtos artesanais, manufaturados e alimentos especializados.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto