Secretário da Infraestrutura discute desenvolvimento viário do Noroeste


  

O governo deve exercer um papel de facilitador e buscar soluções logísticas que atendam às necessidades de infraestrutura das várias regiões do Estado. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (28), em Curitiba, pelo secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, durante audiência com o deputado estadual Teruo Kato e a prefeita de Querência do Norte, Rozinei Raggiotto de Oliveira.

No encontro foi discutida a possibilidade da região Noroeste do Paraná ter apoio do governo para executar um sistema viário que atenda o setor turístico e o desenvolvimento regional. A ênfase estaria na expansão do modal hidroviário da região.

José Richa Filho lembrou que esteve recentemente na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília, discutindo projetos de navegação tanto para o transporte de cargas quanto para o lazer nos rios Paraná, Paranapanema e Ivaí.

É preciso buscar a retomada de investimentos - disse o secretário -, o que só será possível em parcerias com o governo federal, com as prefeituras e a iniciativa privada.

FIM DOS GARGALOS – O secretário acrescentou que vem mantendo contato com representantes do setor produtivo da região em reuniões com a Coamo, Cocamar e Alcopar, por exemplo, com o objetivo de levantar as necessidades logísticas do interior do Estado.

Esses encontros, segundo ele, permitem potencializar ideias e também discutir alternativas de alocação de recursos para eliminar os gargalos logísticos do Estado.

José Richa Filho observou ainda que há a necessidade de se estabelecer novas linhas de ação que integrem importantes setores da atividade econômica, como é o caso do turismo, com as estratégias de desenvolvimento econômico e de infraestrutura do Estado.

O deputado Teruo Kato disse que a região tem forte vocação agrícola e ressaltou que o turismo pode crescer na região. Segundo ele, com infraestrutura adequada, a região vai escoar a produção com menor custo e, ao mesmo tempo, facilitará o acesso do turista.

Teruo convidou o secretário para visitar a região e José Richa Filho solicitou que os projetos já existentes sejam reapresentados para análise da sua equipe.

As lideranças do Norte paranaense querem a interligação de municípios como Porto Rico e Porto São José e a execução de obras como as do Projeto Costa Rica, que promoverá o desenvolvimento sustentável da área ribeirinha. Da reunião também participou o secretário de desenvolvimento de Querência do Norte, Giovani Braun.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto