Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa começa em novembro


  

Começa em novembro (de 1º a 30) a segunda etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa no rebanho de bovinos e bubalinos do Paraná. Dessa vez a vacinação é para todo o rebanho. Todos os animais – independente da idade – devem ser obrigatoriamente vacinados. A falta de vacinação ou de comprovação da vacina implica em multa de R$ 87,27 por cabeça não-vacinada, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.

Veja também: Primeira Etapa da Campanha de vacinação contra aftosa atinge 96,59% de cobertura no Paraná

Para o secretário Valter Bianchini(e), a estratégia de vacinar somente os animais até 24 meses na campanha passada foi bem-sucedida
Para o secretário Valter Bianchini(e), a estratégia de vacinar somente os animais até 24 meses na campanha passada foi bem-sucedida

Na primeira etapa da campanha, realizada em maio deste ano, foram vacinados somente animais de 0 a 24 meses. A expectativa do Departamento de Fiscalização e da Defesa Agropecuária (Defis), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, é que seja superado o índice de novembro de 2008, quando 98,23% do rebanho estadual foi vacinado - 9.465.824 cabeças, das 9.636.726 bovinos e bubalinos cadastrados junto à Secretaria.

Para o secretário Valter Bianchini, a estratégia de vacinar somente os animais até 24 meses na campanha passada foi bem-sucedida. O objetivo é preparar o Estado para atingir a condição de livre de febre aftosa, sem vacinação. “A conscientização e o trabalho de educação sanitária animal estão dando os resultados esperados, principalmente pela integração entre o setor público e privado que nos ajudam a permanecer em vigilância constante e permanente para erradicar definitivamente a doença no Estado”, disse.

Nessa etapa que começa em novembro, adotou-se a estratégia de prorrogar a campanha de vacinação até o dia 30 de novembro, ao contrário do período de 20 dias que acontecia antes, disse o médico veterinário Marco Antonio Teixeira Pinto, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal (DDSA).

Nesse período de campanha, também deve ser feita a comprovação da vacina até o dia 30 de novembro, frisou Teixeira Pinto. Nessa etapa, a Secretaria conta com a participação de mais de 200 Conselhos de Sanidade Agropecuária (CSAs) que representam todas as organizações da iniciativa privada do Paraná. Os CSAs trabalham ativamente na mobilização dos produtores nas comunidades para atingir a meta de vacinação de 100% do rebanho bovino.

“Os Conselhos nos ajudam a divulgar a campanha de vacinação entre os produtores e também a reforçar a estrutura da Secretaria da Agricultura, intensificando as visitas nas propriedades em todo Estado e na região de fronteira com a Argentina, Paraguai e Mato Grosso do Sul”, explicou o chefe do DDSA. Ele lembrou ainda que “a vacinação e a sua comprovação são obrigatórias e devem ser feitas nas unidades locais de sanidade animal e vegetal (Unidades Veterinárias) da Secretaria”.

Paralelamente à campanha de vacinação, a Secretaria da Agricultura atualiza o cadastro de propriedades e de seus animais. “Essa ação é importante para a sanidade animal porque permite a localização e dimensão do rebanho em cada área, sendo fundamental para o controle do trânsito de animais. Sem o cadastro dos rebanhos fica impossível inclusive avaliar uma campanha de vacinação”, disse Marco Antônio.

Além da vacinar os animais, a Secretaria também vai orientar os criadores não só nos procedimentos de vacinação como também recomendações de conservação e aplicação das vacinas. O preço médio da vacina é de R$ 1,30 a dose – por animal, variando conforme a região do Estado.

Serviço:
Lançamento da campanha de vacinação contra Febre Aftosa
Data: 30 de outubro - sexta-feira
Horário: 14h
Local: Parque de Exposições Ney Braga - Londrina

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto