Temporais provocaram estragos na rede elétrica em todo o Paraná


  

Os temporais do último sábado (29/10) resultaram no registro de cerca de 5,18 mil ocorrências envolvendo a rede elétrica da Copel em todo o Paraná – entre postes e torres de transmissão quebrados, transformadores queimados e cabos rompidos. Pelo menos 684,5 mil domicílios ficaram temporariamente sem luz. Equipes da Copel trabalharam durante todo o fim de semana e continuam em campo para reconstruir as redes danificadas. Até o final da tarde desta segunda-feira, cerca de 11 mil unidades consumidoras continuavam sem energia elétrica no Estado.

A região mais afetada foi o Oeste paranaense, onde os ventos ultrapassaram os 100 km/h, derrubando três torres da linha de transmissão de 138 mil volts que abastece o município de Santa Helena. A operação de reerguimento desse trecho, localizado em Missal, deve ser concluída até quarta-feira (02/11). A indisponibilidade desta linha, porém, não afeta consumidores, cujo abastecimento está sendo feito por redes alternativas, recuperadas emergencialmente ainda no sábado.

A região Noroeste foi a segunda mais afetada. Foram mais de mil ocorrências registradas, entre transformadores queimados, cabos rompidos e postes quebrados; 192 mil domicílios chegaram a ficar sem energia elétrica. Até a tarde desta segunda-feira, pelo menos 4,7 mil residências continuavam sem luz (a maior parte de áreas rurais), com previsão de terem o serviço restabelecido até amanhã.

Os municípios mais afetados foram Santa Izabel do Ivaí, Santa Cruz do Monte Castelo e Loanda, na região de Paranavaí, onde foram trocados mais de 30 postes; e São Tomé, Indianópolis, Japurá, São Manoel do Paraná, Jussara e Terra Boa, na região de Cianorte, onde cerca de cem postes foram avariados. Em Campo Mourão, Iretama e Mamborê cerca de 15 postes tiveram de ser trocados pela Copel e, em Maringá, 20 postes.

Na região Noroeste, o número de ocorrências foi de 1047 e o número de domicílios que chegaram a ficar sem energia foi de 192 mil. A região ainda tinha 4,7 mil domicílios sem energia até o final da tarde desta segunda-feira.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto