Vendas do comércio no Paraná têm aumento de 16,7% em março


  

O comércio varejista do Paraná cresceu 16,7% em março de 2010 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado do primeiro trimestre deste ano a ficou em 13,4%. O resultado ficou acima da média nacional, que foi de 15,7% em março, e de 12,8% no primeiro trimestre Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta feira (12).

Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, a economia estadual segue aquecida não só no comércio varejista, como também na produção industrial e nas exportações. “Tivemos o melhor resultado do Brasil na produção industrial, com alta de 18,6% em março, na comparação com o mês anterior”, exemplifica.

Em relação ao mês de fevereiro de 2010, a alta no volume de vendas comércio varejista do Paraná foi de 1,76%, superior à média nacional (1,63%) e aos resultados de São Paulo (1,03%) e de Santa Catarina (1,13%), ficando ligeiramente inferior ao do Rio Grande do Sul (1,85%).

Ainda de acordo com o secretário, as exportações estaduais já somam US$ 2,5 bilhões no primeiro trimestre de 2010. “São dados concretos, que mostram produção e vendas internas e externas seguindo com avanço”.

Os setores que tiveram desempenho positivo na comparação com o mesmo mês do ano anterior foram: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (75,1%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (25,4%), móveis e eletrodomésticos (23,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (17,9%), tecidos, vestuário e calçados (16,9%) e hipermercados e supermercados (14,6%). O desempenho negativo ficou por conta do ramo de combustíveis e lubrificantes (-2,2%).

De acordo com Fernando de Lima, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), “a maior parte dos setores pesquisados está com as vendas em alta como resultado da oferta de crédito e do aumento da renda e dos empregos no Paraná.”

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto