Agentes de trânsito passam a usar uniformes na cor azul para diferenciar dos orientadores


  

O prefeito Rogério Lorenzetti realizou nesta quarta-feira (31/10) a entrega oficial dos novos uniformes dos agentes de trânsito de Paranavaí. Cada funcionário recebeu três camisas, duas calças, uma jaqueta e dois bonés, totalizando um investimento na ordem de aproximadamente R$ 21 mil em recursos próprios do município.

Segundo o gerente administrativo da Ditran (Diretoria de Trânsito), Gabriel Luiz, a escolha da cor azul foi feita pelos próprios agentes e irá ajudar os motoristas e a população em geral a diferenciar os agentes de trânsito dos orientadores – confusão que acontece frequentemente nas ruas de Paranavaí.

De acordo com Gabriel, o agente é a autoridade de trânsito do município que possui o mesmo poder de multa que a Polícia Militar. “Ele ajuda a manter a ordem no trânsito e, quando necessário, aplica multas em motoristas que falam ao celular, não fazem uso do cinto de segurança, estacionam em fila dupla e furam o sinal vermelho, sempre utilizando o bom senso. Se antes de aplicar multa ele tiver a oportunidade de orientar o motorista, é isso que ele vai fazer”, esclareceu.

Já os orientadores de trânsito são aqueles que utilizam uniforme na cor caqui e que são responsáveis pelo EstaR (Estacionamento Rotativo). “Eles fazem a venda de cartões do EstaR, fiscalizam a sua utilização e fazem a notificação no caso de falta do cartão. Eles não tem autoridade para realizar nenhuma multa, assim como os agentes não estão autorizados a fazer a venda dos cartões do estacionamento rotativo”, detalhou o gerente.

Durante a entrega, Lorenzetti aproveitou para fazer um reconhecimento ao serviço dos agentes de trânsito. Segundo ele, o trabalho desempenhado por estes servidores “é fundamental para organizar o trânsito de Paranavaí, resultando em mais segurança e conforto para os usuários das vias públicas. A aquisição dos novos uniformes é uma medida que valoriza os servidores e os coloca no mesmo degrau de importância do trabalho por eles exercido”, afirmou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto