Anac inspeciona aeroporto de Paranavaí


  

Uma equipe da 5ª Gerência Regional da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está em Paranavaí para inspecionar o Aeroporto Municipal Edu Chaves.

A inspeção ocorre a cada 5 anos, conforme determinação legal, e tem o objetivo de fiscalizar questões operacionais, de segurança e de infra-estrutura. Antes da inspeção a equipe da Anac esteve visitando o prefeito Mauricio Yamakawa e debatendo os vários aspectos envolvendo o tema.

De acordo com o chefe regional de Divisão de Infra-Estrutura Aeroportuária da Anac, Luís Cláudio Mallorca Natal, é necessário verificar as condições de alguns itens importantes, entre os quais, cercas, portões, placas de aviso, vigilância e iluminação, controle de acesso, parque de abastecimento, sinalização e sistemas elétricos.

A inspeção foi realizada nessa terça-feira e os resultados serão apresentados para representantes da administração municipal nesta quarta-feira, em reunião interna. Depois de 60 dias, um relatório será entregue para o município, que terá mais 60 dias para apresentar o Plano de Ações Corretivas (PAC), contendo as medidas que serão tomadas para resolver os eventuais problemas.

Para Luís Cláudio Mallorca Natal, a segurança de três itens é fundamental: as instalações do aeroporto, as aeronaves e a as pessoas. Levando tudo isso em consideração, a Prefeitura de Paranavaí terá o tempo que julgar necessário para fazer os reparos, mas os prazos deverão estar especificados no PAC.

Todas essas questões foram apresentadas pela equipe da Anac para representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, secretários municipais, além de pessoas envolvidas com atividades realizadas dentro do aeroporto, durante o encontro na prefeitura.

O prefeito ressaltou algumas prioridades a partir de agora, dentre as quais, a construção de um histórico real do aeroporto para registrar todas as ações do município e a nomeação de um funcionário de carreira para administrar o aeroporto, seguindo as orientações da Anac. “As questões de segurança também serão muito bem tratadas e vamos fazer um levantamento sobre as construções no entorno do aeroporto”, apontou Yamakawa.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto