Aplicativo de asfalto de Paranavaí vence Prêmio Gestor Público Paraná


  

O aplicativo do asfalto “Gemap”, da Prefeitura de Paranavaí, é um dos projetos
vencedores do Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR) de 2018. Pela primeira vez na história, o município de Paranavaí é premiado e reconhecido por uma medida inovadora e que está trazendo inúmeros benefícios ao serviço público.

“Ter um aplicativo que mapeia o asfalto da cidade em uma plataforma moderna e ágil,
facilita o nosso trabalho. Ficamos honrados com a premiação e isso mostra como os
nossos métodos de trabalho foram acertados. Investir em tecnologia é o caminho a ser
seguido. As qualidades e benefícios do aplicativo também chamaram a atenção de
grandes cidades que precisam aperfeiçoar os serviços. Tudo isso reforça o quanto
Paranavaí possui uma gestão que pode servir como exemplo”, ressaltou KIQ.

Mesmo estando apenas em sua primeira fase, o aplicativo já trouxe inúmeros benefícios para o município. Por meio da plataforma, a Prefeitura mapeia todo o asfalto da cidade, auxilia os agentes de campo da Prefeitura na hora de identificar a situação do asfalto e facilita o trabalho das secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.

A nova plataforma é moderna, ágil e permite ao agente de campo classificar e qualificar cada rua da cidade. Quando houver um trecho já mapeado, também é possível atualizar. “Essa opção nos permite um compartilhamento em tempo real das informações, e é claro que qualquer cidade que tenha algum tipo de problema com asfalto, como nós, se interessa por isso”, disse o prefeito.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano de Paranavaí, Darlan Alves, “o aplicativo
permite fazer uma escala de trabalho técnica e justa, com a população podendo fiscalizar com mais facilidade, pois todas as informações do contrato estão disponíveis”.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a empresa Peker e a Universidade
Paranaense (Unipar). O projeto foi dividido em duas fases: a 1ª corresponde ao
desenvolvimento do aplicativo para os agentes de campo mapearem as ruas da cidade e a situação em que elas se encontram. Já na 2ª fase, o aplicativo será disponibilizado para a população ajudar a Prefeitura a fiscalizar a qualidade do asfalto. “Estamos fazendo o lançamento de dados no sistema, cadastrando ruas, contratos e todas as informações necessárias. Por enquanto é um processo interno, mas em breve toda a população terá acesso ao aplicativo”, disse Darlan.

O aplicativo faz parte do planejamento em longo prazo para Paranavaí. “Queremos deixar um legado que vá além do meu tempo como prefeito. Planejar os avanços para as próximas décadas e atender aos anseios da população é uma obrigação do Poder
Público”, finalizou KIQ.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto