Aplicativo que mapeia o asfalto chama a atenção do Governo do Estado


  

Que o aplicativo do asfalto é uma medida inovadora e já está trazendo inúmeros benefícios ao serviço público já era de se esperar. Porém, a forma como repercutiu por todo o estado é que chama a atenção, tanto que secretários de outras prefeituras já querem o aplicativo, assim como a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu). Nesta quarta-feira (22/11), o prefeito KIQ e o secretário Darlan Alves estiveram em Curitiba para apresentar o aplicativo aos técnicos da secretaria.

“Ter um aplicativo que mapeia o asfalto da cidade em uma plataforma moderna e ágil facilita o nosso trabalho, e claro que isso chamou a atenção de grandes cidades que também precisam aperfeiçoar os serviços. Esse interesse mostra o quanto nossa decisão foi acertada e como Paranavaí possui uma gestão moderna, realmente preocupada em resolver os problemas da cidade”, ressaltou KIQ.

Um dos motivos de interesse de outras cidades fica por conta das opções dadas pelo aplicativo aos agentes de campo e moradores de cada região da cidade. O agente de campo pode classificar e qualificar cada rua e quando houver um trecho já mapeado, é possível atualizar. “Essa opção nos permite um compartilhamento em tempo real das informações, e é claro que qualquer cidade que tenha algum tipo de problema com asfalto, como nós, se interesse por isso”, disse o prefeito.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano de Paranavaí, Darlan Alves, “o aplicativo vai nos permitir fazer uma escala de trabalho técnica e justa, a população vai poder fiscalizar com mais facilidade, pois todas as informações do contrato estarão disponíveis no aplicativo. Estamos negociando uma parceria com o aplicativo Waze para que tenhamos uma integração de banco de dados completa. Quanto mais completo for, melhor”.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a empresa Peker e a Universidade Paranaense (Unipar), sem custo algum para o município. O projeto foi dividido em duas fases: a 1ª corresponde ao desenvolvimento do aplicativo para os agentes de campo mapearem as ruas da cidade e a situação em que elas se encontram. Já na 2ª fase, o aplicativo será disponibilizado para a população ajudar a prefeitura a fiscalizar a qualidade do asfalto. “Estamos fazendo o lançamento de dados no sistema, cadastrando ruas, contratos e todas as informações necessárias. Por enquanto é um processo interno, mas em breve toda a população terá acesso ao aplicativo”, disse Darlan.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto