Apresentado projeto final de videomonitoramento. Assinatura da licitação será nos próximos dias


  

O projeto final do sistema de videomonitoramento que será implantado em Paranavaí foi apresentado nesta terça-feira para empresários. Foi durante a primeira reunião de 2011 da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).

Veja também: Prefeito discute projeto de videomonitoramento e implantação do binário com empresários

O engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fábio Hávro de Sá afirmou: “o projeto está pronto, dentro das normas técnicas nacionais e internacionais”. E confirmou: “nos próximos dias será feita a assinatura da licitação”. Sistema binário e cronograma de obras do Shopping Cidade Paranavaí também foram assuntos do encontro.

De acordo com o engenheiro eletricista do município, a estimativa de investimento na implantação do videomonitoramento é de R$ 1 milhão. Ele explicou que o sistema de câmeras terá velocidade de 4 megabites e transmissão em tempo real. O cronograma de obras prevê que a partir da licitação sejam 60 dias para a instalação das câmeras e o edital estabelece que a empresa vencedora trabalhe por 12 meses garantindo o bom funcionamento do sistema de vigilância. O projeto executivo ficará no acervo do município para que a fiscalização e a manutenção dos equipamentos seja feita de forma correta e eficiente.

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, coronel Antonio Ramirez Lima, destacou a importância das câmeras de vigilância na identificação de bandidos. “Vai inibir a criminalidade”, enfatizou. Lima falou sobre o zelo do prefeito Rogério Lorenzetti com o dinheiro público e agradeceu ao prefeito e ao presidente da Aciap, Guto Costa, pelo empenho em tocar o projeto de videomonitoramento para tornar Paranavaí uma cidade mais segura para toda a população. A implantação das câmeras de vigilância foi idealizada pela PM e pela Aciap, então sob a presidência do empresário João Roberto Viotto.

Binário - O engenheiro Cássio Peron, também da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, aproveitou a reunião da diretoria da Aciap para falar sobre a implantação do sistema binário. Ele explicou que a empresa responsável pela confecção de placas para sinalização das vias que sofrerão alterações atrasou a entrega do material. Segundo Peron, a expectativa é de que nos próximos dias a Prefeitura de Paranavaí receba os itens e com o material entregue, a implantação do binário pode acontecer ainda este mês.

O novo sistema viário vai mudar a composição geral do trânsito de Paranavaí, explicou o engenheiro do município. O tráfego dos veículos será mais seguro: maior fluidez no trânsito pelas vias que ligam o centro da cidade aos bairros. E já que a velocidade dos veículos tende a aumentar, uma das prioridades é com a segurança dos pedestres. Por isso, uma empresa será contratada para implantar radares controladores de velocidade.

O prefeito Rogério Lorenzetti falou sobre o atraso na entrega dos materiais de sinalização para as vias de Paranavaí. “Pretendíamos implantar o sistema binário em janeiro, mas fomos prejudicados pelo atraso da empresa. O departamento jurídico já está tomando as devidas providências, para que tudo seja feito seguindo o rigor da lei. Tudo está sendo devidamente planejado e as coisas estão acontecendo.” O prefeito falou sobre a visão de futuro da administração municipal. “Estamos planejando Paranavaí para 20, 30 anos. A cidade vai ser muito melhor.”

Centro de Eventos - Aproveitando o encontro com os empresários, o prefeito explicou o andamento das obras do Centro de Eventos. Disse que os recursos para a 6ª etapa já estão disponíveis, com abril sendo o prazo para a conclusão. Depois, faltarão apenas a 7ª e a 8ª etapas, que dizem respeito ao acabamento, representando investimento de aproximadamente R$ 800 mil, conforme apontou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Moacir Ferreira Maciel. A verba para a construção da Casa do Artesão, confirmou o secretário, está incluída na 6ª etapa das obras do Centro de Eventos.

Usina de asfalto - Ainda durante a reunião, Rogério ressaltou outro assunto de grande importância para a cidade: a usina de asfalto. Ele explicou que houve um problema com a aquisição do caminhão adequado para colocar a usina em funcionamento, mas já está resolvido. Segundo o chefe do executivo, em aproximadamente 30 dias a usina de asfalto deverá estar em funcionamento. “Isso se o tempo chuvoso não atrapalhar”, completou o prefeito.

Shopping - Outro assunto tratado durante a reunião desta terça-feira foi a inauguração do Shopping Cidade Paranavaí. Um investimento do empresário Mohamed Soumaille em parceria com o grupo Shopping Cidade, o empreendimento deve ser inaugurado em outubro deste ano, podendo gerar cerca de 800 empregos diretos. Um dos administradores do shopping, Jair Morroni, adiantou que uma grande loja de rede nacional será instalada em Paranavaí.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto