Assinado o contrato para a instalação das câmeras de vigilância em Paranavaí


  

O prefeito Rogério Lorenzetti assinou, nesta terça-feira, o contrato com a empresa Infrabrazil Technology, que fará a instalação do sistema de videomonitoramento em Paranavaí. Serão 23 câmeras (antivandalismo e de alta resolução) para atender 10 regiões da cidade. A solenidade foi realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que juntamente ao 8º Batalhão de Polícia Militar deu início ao projeto de implantação das câmeras de segurança.

Veja também: Prefeito assinará, na terça-feira, contrato para a implantação do sistema de videomonitoramento

O sistema terá como principal objetivo proteger o patrimônio público. As câmeras serão instaladas em locais onde a iluminação pública será rebaixada, inibindo a ação de vândalos. Outro ponto importante será a redução de roubos de fios da rede de iluminação, muito comuns em vários pontos da cidade. Além disso, as câmeras garantirão a identificação de criminosos, reduzindo os índices de criminalidade em Paranavaí.

Conforme o contrato, a empresa terá 60 dias para instalar as câmeras e ficará encarregada de prestar assistência técnica durante um ano. Serão contemplados: rotatória da Vila Operária, cruzamento Av. Martin Luther King e Av. Amador Aguiar, rotatória da Av. Paraná com Av. Heitor Furtado, rotatória da Av. Paraná com Av. Parigot de Souza, parte da região central, entorno do Terminal Urbano Rodoviário, da Praça dos Pioneiros, da Praça dos Expedicionários, e do Noroestão, e o trevo de acesso à cidade na Avenida Heitor Furtado, saída para Maringá.

A torre central de transmissão será instalada na área da Paróquia São Sebastião, e o sinal será transmitido para a Central Geral de Monitoramento (CGM), no 8º BPM, responsável pelo manuseio do sistema. Uma réplica desta central será instalada na Ditran (Diretoria de Trânsito). O investimento total deve chegar a aproximadamente R$ 1.120.800, 00.

O empresário João Roberto Viotto, presidente da Aciap na época em que tiveram início as negociações para implantação do projeto, destacou a postura do prefeito Rogério Lorenzetti ao assumir para sua administração um projeto que começou na gestão anterior. “Por ser um projeto muito bom para todos, o prefeito se comprometeu com o bem da cidade, livre de qualquer vaidade.” Na avaliação de Viotto, as câmeras irão facilitar o trabalho das polícias e garantir maior segurança aos moradores.

O assessor de Comunicação Social do 8º BPM, capitão Orlando Lázaro da Silva, representou o tenente coronel Antônio Olímpio Ramirez Lima durante a cerimônia. Para ele, o videomonitoramento é uma ferramenta que garante mais qualidade de vida à população, à medida que reforça a segurança. “Estamos adiantados em relação a outras cidades e o resultado é uma segurança efetiva.”

Gleicio Marcio Simões, representante da Infrabrazil Technology, falou sobre o pioneirismo de Paranavaí na implantação de um sistema moderno, baseado na elaboração de um projeto completo e tecnicamente bem estruturado. “O que está sendo feito aqui não se encontra facilmente em cidades do mesmo porte por todo o Brasil.” Na opinião de Simões, é a demonstração da visão estratégica da Prefeitura de Paranavaí, da PM e da Aciap.

O prefeito Rogério Lorenzetti enfatizou que ter uma visão progressista é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Por isso, tem investido em projetos e ações que promovem bem-estar social e crescimento econômico. Tais investimentos estão sendo possíveis graças à boa gestão do dinheiro público e às economias feitas pela administração municipal. Segundo Lorenzetti, onde há atuação forte e efetiva do governo, com praças públicas, iluminação e assistência social de qualidade, não há criminalidade.

O presidente da Câmara de Vereadores, Nivaldo Mazzin, disse que a instalação das câmeras de segurança foi um assunto que conduziu muitas discussões dentro da Casa de Leis. Por isso, em nome de todos os vereadores, agradeceu o prefeito pelo desenvolvimento do projeto e destacou: “Rogério tem feito um trabalho diferenciado, e é por isso que estamos trabalhando todos juntos, pelo bem da comunidade”.

Conforme destacou o vice-prefeito Alziro Lopes, muitas pessoas não acreditavam na concretização deste sonho. A assinatura do contrato para a instalação do sistema de vigilância prova que apesar da morosidade, quando se trabalha com comprometimento é possível realizar os projetos. “Paranavaí vive um momento ímpar, graças à administração séria feita pelo prefeito e por toda sua equipe.”

Iluminação rebaixada – O prefeito Rogério Lorenzetti aproveitou a oportunidade da assinatura do contrato para homologar a licitação do pregão de iluminação pública, que permitirá a instalação de 1.500 luminárias rebaixadas, das 5 mil que já foram adquiridas pelo município.

O investimento, cerca de R$ 440.500,00, será usado para o pagamento da mão de obra e para a compra de acessórios. A empresa vencedora da licitação foi a Ropel Comércio de Materiais Elétricos LTDA, de Paranavaí, que terá 45 dias para concluir o serviço a partir da assinatura do contrato e emissão da Ordem de Compra.

Trata-se da primeira fase do projeto de rebaixamento da iluminação pública, que vai abranger as seguintes regiões: quadro urbano central (entre as ruas Rio Grande do Norte, Amazonas, Luis Spigolon e Rio Grande do Sul), avenidas Amador Aguiar, Euclides da Cunhas, Humberto Brunning, Martin Luther King, um trecho da Heitor de Alencar Furtado no Jardim São Jorge, e no entorno de algumas praças e prédios públicos.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto