Através de PPP, Bosque Municipal ganha casa com banheiros e área de descanso


  

A Prefeitura de Paranavaí vem trabalhando com dedicação para recuperar um dos cartões postais da cidade: o Parque Municipal Prefeito Antônio José Messias, o Bosque da Vila Operária. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente já realizaram várias ações através de um projeto de revitalização do espaço, que está diversas melhorias ao Bosque, deixando o local em condições de visitação novamente. Esta semana o Bosque Municipal ganhou oficialmente uma casa, com banheiros e área de descanso, para utilização da população.

Bosque Municipal ganha casa com banheiros e área de descanso, em Paranavaí
Bosque Municipal ganha casa com banheiros e área de descanso

“A empresa Transresíduos (responsável pela coleta de lixo na cidade) nos procurou com a proposta de ‘adotar’ o Bosque Municipal. Através de uma de uma PPP (Parceria Público Privada) com o município, a empresa iniciou uma série de melhorias no espaço. A primeira foi a construção de uma casa, com dois banheiros (um deles adaptado) e uma área de descanso para que as pessoas que vão até o Bosque possam aproveitar o espaço tranquilas. A casa foi colocada na entrada do Bosque, em frente a um playground instalado pelo município. Agora as famílias podem aproveitar o verde, a sombra, passar um tempo com as crianças, sabendo que têm a estrutura de banheiros disponível, mesas, bancos para sentar”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Ramiro Kulevicz.

Na próxima etapa da PPP, a empresa Transresíduos vai instalar câmeras de monitoramento na casa, para garantir a segurança da população. “Infelizmente, na primeira semana já roubaram a fiação elétrica que estava na área externa da casa. Quem está investindo aqui, está querendo dar um espaço bonito e de qualidade para que as pessoas possam ter uma opção de lazer com a família e os amigos. O Bosque Municipal faz parte da história de muita gente da minha geração, que vinha aqui quando criança para passar o domingo brincando, tendo contato com a natureza, fazendo picnics com a família. É isso que queremos resgatar. E a iniciativa da empresa em oferecer essas melhorias é muito louvável”, destacou o prefeito KIQ.

A PPP foi possível graças à Lei Municipal nº 4.668 de 2017, de autoria do Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores. A lei trata sobre a cooperação da iniciativa privada com o Poder Público visando a execução e manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas, bem como a conservação de áreas municipais.

“Estamos muito contentes com a parceria da Transresíduos, porque as ações não vão parar por aqui. Já estamos programando com eles a instalação de novos alambrados no entorno de todo o Bosque, e a empresa também já iniciou os estudos para um projeto de recuperação do lago e do trecho da passarela que fica próxima ao lago, onde houve o rompimento de uma tubulação e a abertura de uma grande erosão”, frisou o secretário Ramiro.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto