Autoridades homenageiam pioneiro da área rural do município de Paranavaí


  

Hoje, 30/12/2008, pela manhã o prefeito Mauricio Yamakawa sancionou a lei que denomina de Estrada Ravedute Jesus de Souza a atual PV-002, importante via rural do município, conhecida como Estrada do Caiuá.

Trata-se de uma homenagem ao agricultor, que foi pioneiro daquela área da cidade e também um dos pioneiros do município, chegando aqui em 1947 com a sua esposa Maria Helena.

Produtor rural com iniciativa, Dute como era conhecido viveu muitas dificuldades, mas encarou os desafios, morando inicialmente às margens do Ribeirão Suruquá e, posteriormente, na área do Rio Caiuá. Líder por natureza, agregava outros produtores em tarefas comunitárias como abrir estradas e construir pontes. Aliás, uma das pontes da então PV-002 leva o seu nome por costume popular, já que fica perto da propriedade que permanece em poder da família até hoje. Dute faleceu no dia 18 de dezembro de 1988, num acidente na estrada onde tanto trabalhou.

O seu exemplo de trabalho e honestidade será cultivado para sempre através dos seus familiares, destacou emocionado o filho Tarcísio Barbosa de Souza. Ele agradeceu aos vereadores Nivaldo Mazzin e Clóvis Campos, autores da proposta de homenagem. Familiares e amigos participaram do ato de sanção da nova lei. Mazzin disse estar orgulhoso pela oportunidade de homenagear um trabalhador.

Para o prefeito Mauricio Yamakawa, a iniciativa foi muito feliz e revela a necessidade de Paranavaí homenagear os seus pioneiros. Ele pediu que esta prática continue, obedecendo a critérios de contribuição à sociedade, como é o caso de Ravedute Jesus de Souza. Yamakawa também lembrou que a família, bem como tantas outras da nossa cidade, podem contribuir para eternizar a nossa história através de narrativas, objetos e fotos que poderão ser cedidas ao Museu Histórico e Etnográfico, constituído na atual gestão e que deve ganhar sede própria nos próximos anos.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto