Autoridades irão aumentar o rigor na concessão de alvarás para clubes e casas noturnas em Paranavaí


  

Órgãos envolvidos na concessão de alvarás e certificados para funcionamento de clubes e casas noturnas em Paranavaí e empresários do ramo se reuniram nesta segunda-feira (28/1) para tratar dos procedimentos vigentes para realização de eventos na cidade. Segundo as autoridades, o momento exige mudança de postura e o município, tanto quanto o Corpo de Bombeiros, deve aumentar o rigor na concessão de tais documentos.

A reunião desta segunda-feira, convocada por determinação do prefeito Rogério Lorenzetti, que está em Brasília, foi motivada pela tragédia do último sábado, 26/1, quando um incêndio matou pelo menos 231 pessoas em uma casa noturna em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul.

A reunião foi conduzida pelos secretários Nivaldo Mazzin (Governo) e Gilmar Pinheiro (Fazenda) e contou com a participação de representantes do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Fazenda, procuradoria geral do município, Ditran e Câmara Municipal, representada pelos vereadores Mohamed Samili (presidente) e Leonildo Martins.

“O prefeito determinou essa reunião urgente para ver a situação dos clubes e casas noturnas da cidade. A sua preocupação é sair na frente para evitar que novas tragédias aconteçam”, explicou Pinheiro.

A promotora de Justiça do Meio Ambiente, Suzimara de Oliveira, concorda que medidas mais drásticas devem ser adotadas. “É necessário maior rigor. Não vai haver mais tolerância. O estabelecimento permanecerá interditado até se adequar”, apontou.

Segundo o tenente César Perdoncini, comandante do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, novas medidas devem ser adotadas nos próximos dias, entre elas a extinção de alvarás para eventos temporários em ambientes permanentes.

“Em virtude do que aconteceu, a nossa tônica vai mudar. A partir de agora, todos os prazos e termos de compromisso devem ser rigorosamente cumpridos. Não queremos ser intransigentes, apenas queremos implementar o que é necessário, que seja feito na íntegra o que o código de segurança exige e que os projetos sejam executados exatamente como foram aprovados”, afirmou o tenente.

Segundo ele, atualmente, apenas dois clubes da cidade possuem o certificado de vistoria dos Bombeiros para funcionar e outros estão em processo de adequação. Tanto estes estabelecimentos quanto os demais deverão receber novas vistorias nos próximos dias.

Segundo Mazzin, a partir de agora, o município só vai liberar alvará para os estabelecimentos que estiverem de acordo com as normas dos Bombeiros. “Só vamos liberar o que os Bombeiros liberarem. Se não estiver de acordo será interditado”, frisou o secretário. “O mesmo rigor vale para os prédios públicos. Aquilo que for cobrado da iniciativa privada também será cobrado do Poder Público”, completou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto