Avenida Heitor Furtado está de visual novo


  

Quem passa pela avenida Heitor Alencar Furtado, uma das vias mais importantes de Paranavaí, já percebeu que o local está de visual novo.

Os canteiros estão recebendo grama nova, a malha viária foi recuperada em vários trechos e a iluminação passou por melhorias, proporcionando mais segurança para quem trafega à noite pela via. As obras continuam em toda a extensão da avenida, o que exige atenção dos usuários.

A substituição da grama começou há mais ou menos um mês. Estão sendo substituídos 40 mil metros, compreendendo o trecho da Praça dos Expedicionários até o trevo da BR 376. Equipes da Secretaria de Infra-Estrutura trabalham para retirar os troncos das grevíleas e nivelar os canteiros para deixá-los apropriados para receber a grama. Paralelamente, uma empresa terceirizada foi contratada para retirar a espécie mato grosso e fazer o plantio da grama esmeralda, própria para jardim.

Melhorias também na malha viária. O município investiu com recursos próprios no recape da avenida Heitor Furtado no trecho da Praça dos Expedicionários até a subestação da Copel. Secretária de Desenvolvimento Urbano, Silvia Sasaki informa que o recapeamento também foi entendido às vias marginais da Heitor no trecho compreendido entre a Praça dos Expedicionários até a rotatória de acesso à avenida Distrito Federal.

O município igualmente fez investimentos na iluminação. O primeiro passo foi a retirada das grevíleas, que estavam comprometidas e podiam causar acidentes, além dos galhos, que encobriam os superpostes. Uma reunião com os moradores do jardim São Jorge optou pela retirada das árvores. A Prefeitura plantou palmeiras no trecho, padronizando assim, a avenida.

Uma empresa foi contratada para substituir as lâmpadas dos superpostes. Os investimentos na iluminação da avenida resultaram em maior visibilidade para motoristas e pedestres e mais segurança para quem circula no local. Empresários adotam canteiros Por toda a cidade uma cena está se tornando comum.

Vários canteiros estão ganhando mudas de árvores, flores, pedrinhas brancas e dando um colorido a mais no visual da cidade. Isto está sendo possível pela ação do poder público e graças a inúmeros empresários que estão adotando canteiros. A adoção ocorre por conta própria ou através do Projeto de Adoção de Praças e Canteiros da Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria de Meio Ambiente.

Para participar do projeto, os interessados em adotar um canteiro ou praça precisam ligar na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (3902-1146) e agendar uma visita de um funcionário da secretaria. Este servidor irá até o local para orientar sobre o plantio adequado entre outras informações. Na avenida Heitor Alencar Furtado, é possível visualizar vários canteiros que foram adotados por empresários. Inclusive em um dos pontos da via, um canteiro de uma quadra inteira foi adotado pelos empresários do Jardim São Jorge. Foi constatado um aumento no número de pessoas interessadas em adotar canteiros após a prefeitura fazer a retirada da grama antiga e plantar a grama esmeralda.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto