Bilhetagem eletrônica do transporte urbano começa a funcionar


  

A partir de agora, andar nos ônibus do transporte coletivo em Paranavaí ficou mais fácil. Começou a funcionar nessa sexta-feira a bilhetagem eletrônica da frota da Viação Cidade Paranavaí.

O novo sistema é mais ágil e rápido, já que as roletas serão liberadas com a simples passagem do cartão no leitor digital. Os bilhetes eletrônicos poderão ser comprados num ponto específico do Terminal Urbano e também na empresa, que fica na avenida Heitor Alencar Furtado.

Os passageiros poderão recarregar o cartão com o valor que desejarem. Não será cobrada a integração, ou seja, é possível se deslocar de um bairro para outro pagando apenas uma passagem. No caso de perda do cartão, será cobrado taxa de R$ 15 para a emissão de um novo. Os passes de papel ainda continuam valendo.

Mudança também para os estudantes: no momento do cadastro os alunos vão informar o horário e a linha que utilizam diariamente para irem até o estabelecimento de ensino. O cartão que permite passe livre para os estudantes é válido apenas para o período que o estudante freqüenta a escola.

A empresa já cadastrou mais de 800 estudantes e os cartões - que agora possuem fotos - já estão prontos. Os estudantes que já fizeram o cadastro devem procurar a empresa ou o setor específico do Terminal Urbano para retirar os cartões e quem ainda não fez deve fazer com urgência. O passe livre para estudante é dado para quem mora numa distância mínima de 1,5 quilômetro do estabelecimento de ensino.

Nesta sexta-feira uma breve cerimônia no Terminal Urbano marcou o início da bilhetagem eletrônica. O prefeito Mauricio Yamakawa recebeu do gerente da Viação Cidade de Paranavaí, Milton Kogure o primeiro cartão. Yamakawa destacou a vontade política e o empenho da equipe técnica da prefeitura para realizar a licitação, anseio há mais de 30 anos da população.

O prefeito também ressaltou os investimentos feitos pela empresa cumprindo as exigências previstas no edital e procurando aperfeiçoar os seus serviços. O prefeito ainda mencionou que tem conversado com os usuários, que têm elogiado as mudanças no transporte coletivo e sugerindo mudanças quando necessário. “As melhorias estão ocorrendo gradativamente, trazendo muitos benefícios para os usuários, que estão aprovando estas novas conquistas”, afirmou. Milton Kogure destacou todos os investimentos que a empresa têm feito na cidade para oferecer um serviço eficiente.

O vereador Cláudio Porfírio de Deus (Batata) ressaltou a importância de um transporte coletivo de qualidade para os paranavaienses. Presidente do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo Urbano, Camila Trindade Fonseca informou que os integrantes do conselho já se reuniram e visitaram as instalações da empresa. “A bilhetagem é mais um passo importante”, comentou.

Este é mais um passo para a melhoria do transporte urbano de Paranavaí, uma reivindicação antiga dos moradores. Em novembro do ano passado ocorreu a licitação que definiu a nova concessionária do transporte urbano da cidade. Desde que o contrato de concessão - válido por dez anos – foi assinado entre a Prefeitura e a Viação Cidade de Paranavaí, a empresa teve 120 dias para se adequar a todas as exigências do edital de licitação. A empresa adquiriu nove ônibus zero km. Outros seis veículos foram reformulados. Ao todo são 15 ônibus, sendo que dois ficam como reserva para eventualidades. A idade média da frota é de cinco anos, tudo para garantir maior conforto aos passageiros. A prefeitura instalou os novos abrigos. Cerca de 20 já foram instalados em vários pontos da cidade. Em breve, os abrigos receberão o painel com os horários e itinerários dos ônibus.

Para dar respaldo aos passageiros e estabelecer um canal entre os usuários e a Viação Cidade de Paranavaí, foram nomeados neste mês os integrantes do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo Urbano de Paranavaí. O decreto foi assinado pelo prefeito Mauricio Yamakawa.

A empresa Viação Cidade de Paranavaí criou uma página na internet (www.cidadedeparanavai.com.br) para informar sobre os horários e itinerários, além da implementação de um serviço telefônico (0800 645 0081) para atender os passageiros.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






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