Blitz social pretende reduzir problemas com pessoas em situação de rua e menores


  

A Secretaria de Desenvolvimento Social tem realizado blitze sociais pelas ruas de Paranavaí, com o objetivo de amenizar os problemas com pessoas em situação de rua. A iniciativa também tem a intenção de orientar e dar assistência a menores que forem vistos consumindo bebidas alcoólicas, drogas, ou se prostituindo. Para realizar as ações, a Secretaria conta com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Receita Municipal.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Paranavaí, Marly Bavia, o apoio de diferentes órgãos garante maior eficácia nas blitze sociais. Isso porque há casos em que apenas a polícia pode resolver o problema, outras vezes a competência é da Vigilância Sanitária ou da própria Secretaria de Desenvolvimento Social. E assim sucessivamente. “Trabalhando juntos, fica mais fácil”, reiterou a secretária.

Na noite da última quarta-feira, a quarta blitz organizada pela Secretaria conseguiu abordar cerca de 20 pessoas. Entre elas estavam pessoas em situação de mendicância, dentro de imóveis abandonados, e menores que frequentavam lan houses mesmo depois da meia-noite. De acordo com Marly, duas pessoas abordadas naquela noite haviam procurado a Secretaria na quinta-feira pela manhã. Os dois casos já estavam sendo resolvidos.

Na prática, as blitze sociais funcionam com o grupo todo saindo às ruas para encontrar pessoas que precisem de assistência e orientação. Bares e estabelecimentos comerciais que possam ter a presença de menores, prédios abandonados e pontos de prostituição são visitados pela equipe. Quando algum problema é identificado, é feita a abordagem.

Entre outras ações, que dependem de cada situação, a Secretaria de Desenvolvimento Social coleta os dados das pessoas abordadas para que possa, em seguida, tentar resolver o caso. As blitze podem ser feitas durante o dia ou à noite, conforme o objetivo da equipe, e vão continuar sendo realizadas em Paranavaí.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto