“Café com empresários” discute primeiro emprego para jovens


  

A Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou nesta quinta-feira (17/10) um “café com empresários” para discutir a inserção de jovens no mercado de trabalho. A iniciativa visa ajudar os jovens conseguirem o primeiro emprego.

O evento que aconteceu no Centro de Eventos contou com a participação de diversos empresários e representantes do Sesc e Senac. “Sabemos que os empresários têm pressa e preferem contratar pessoas com experiência. Porém, com os jovens há a oportunidade de pegar alguém sem vícios e moldar conforme a necessidade da empresa. Vale a pena capacitar aqueles que não têm experiência e investir em novos talentos. A parceria com o Senac é extremamente importante na capacitação desses jovens”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel.

O município também tem investido na qualificação das pessoas que estão desempregadas. Através do contrato fechado pela prefeitura com o Senac, estão sendo oferecidos 10 cursos profissionalizantes gratuitos para as pessoas que estão à procura de emprego. No total, o município investiu R$ 38.500,00 para a contratação dos serviços que vão atender pelo menos 240 pessoas que estão desempregadas.

“Nós fizemos um levantamento na Agência do Trabalhador para saber quais vagas tinham mais demanda e eram mais difíceis de serem preenchidas por conta da falta de qualificação específica. Foi a partir daí que fechamos a lista dos cursos que estão sendo oferecidos através deste contrato com o Senac. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, e isso faz com que as pessoas precisem estar cada vez mais preparadas para ter mais chance de conquistar uma vaga de emprego e ter sucesso profissional. Agora, vocês já têm um diferencial, e a Agência do Trabalhador quer receber os currículos de vocês atualizados o mais rápido possível, para que possamos trabalhar na busca de vagas para cada um que está se qualificando”, destacou a gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu.

Além disso, o subtenente Divonzir Augusto Roniak, do Tiro de Guerra de Paranavaí, participou da conversa para falar sobre os jovens atiradores do TG 05-010. “Eles fazem um grande trabalho de desenvolvimento humano com os atiradores. Por conta desse trabalho de humanização do pessoal, muitos saem de lá pronto para o mercado de trabalho, bastando apenas a empresa ensiná-lo na atividade diária a ser desenvolvida. Queremos que esses jovens consigam se inserir no mercado de trabalho. As empresas podem solicitar a qualquer momento os currículos dos meninos do TG para a contratação”, ressaltou Carlos.

O encontro também contou com uma palestra sobre as vantagens da contratação do primeiro emprego com o tema "Formando Equipe", com a psicóloga do SESC, Joanna Maria. Já está agendado para março de 2020 um novo encontro entre empresários para tratar sobre assunto e verificar se houve alguma evolução nesse período.

A Agência do Trabalhador de Paranavaí fica na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701 - Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (44) 3423-1733.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto