Capacitação qualifica empresários do vestuário


  

O Sebrae/PR oferece em Paranavaí, no noroeste paranaense, a capacitação “Gestão e Técnicas de Produção Têxtil e Confecção”, que será realizada entre os dias 27 de junho e 1º de julho, das 19 às 22 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP). O público-alvo do treinamento são empresários e gestores de produção do município e cidades vizinhas.

A iniciativa é do Sebrae/PR, por meio do Projeto Polo do Vestuário no Noroeste do Paraná e do Projeto Agentes Locais de Inovação, em parceria com o Sistema de Cooperativa de Crédito (Sicoob Paranavaí), Prefeitura Municipal e ACIAP. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 22, no escritório do Sebrae/PR, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristovão, telefone (44) 3423-2865.

Conforme indica o consultor do Sebrae/PR, Élvio Saito, a capacitação pretende, além de ensinar aos empresários novas técnicas de gestão e produção, disseminar o conhecimento como ferramenta de desenvolvimento para o setor do vestuário. “O mercado de Paranavaí é voltado para a marca própria e produção de uniformes. Queremos fomentar a cultura da inovação e o fortalecimento do setor para que os produtos alcancem outras regiões do Paraná e, inclusive, outros estados”, afirma Élvio Saito.

A instrutora do treinamento será a economista Margarete Campos Vieira, especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Consultoria e Instrutoria. Margarete Vieira também é pós-graduada em Engenharia de Produção e atua no setor de confecção há mais de dez anos, em setores de engenharia de produtos, processo e PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção).

A capacitação, segundo a especialista, foca no planejamento e na gestão do negócio por meio de técnicas inovadoras que podem ser aplicadas em qualquer área de atuação do segmento do vestuário. Para tanto, serão abordados assuntos como: planejamento da produção; balanceamento de cargas sobre máquinas e sistemas; elementos básicos da gestão da qualidade; organização de sistema de controle de qualidade; layout; método e organização dos postos de trabalho.

Margarete Vieira acrescenta ainda que, ao final do treinamento, os participantes poderão dimensionar o porte da empresa a partir de análises que relacionam previsão de demanda e capacidade produtiva. Além disso, os empresários saberão administrar os recursos produtivos, aplicar os princípios de gestão de qualidade e, ainda, organizar com eficiência os processos de trabalho.

As empresas participantes também terão direito a duas horas de consultoria especializada. Margarete Vieira prestará os atendimentos e, nessa oportunidade, os empresários poderão conciliar os conhecimentos e as atividades da capacitação com a realidade da empresa. “A consultoria vai ainda orientar o empresário a elaborar ou melhorar os controles de produção já existentes”, esclarece.

Expectativas
Treinamento, para o presidente da ACIAP, Guto Costa, é o meio que leva qualquer segmento empresarial ao desenvolvimento. E no caso da indústria têxtil, caracterizada pelo dinamismo e pela competitividade, é necessário que haja capacitação constante. “A iniciativa vem ao encontro dos anseios da classe empresarial de Paranavaí. Esperamos que os empresários do vestuário se organizem para participar da oportunidade de qualificação”, enfatiza Guto Costa.

O secretário do Desenvolvimento Econômico de Paranavaí, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff), afirma que ações de estímulo à abertura de novas empresas são positivas, mas antes é preciso fortalecer os negócios já existentes. “No segmento do vestuário há mais de 90 empresas cadastradas, fora as informais. Paranavaí vive um momento ímpar de crescimento e geração de emprego. Estamos cientes de que as capacitações movem o desenvolvimento sustentável”, reforça o secretário.

Com uma visão cooperativista, o presidente do Sicoob Paranavaí e empresário, Hélio Nakatani, afirma que, ao fortalecer os vários talentos do setor do vestuário do município, com o que há de mais moderno em produção e gestão, a expectativa é que não somente os empreendimentos se consolidem, mas também a comunidade. “Há décadas, temos buscado diversificar a produção, e a área têxtil e de confecção reforça o conjunto de indústrias locais”, completa Hélio Nakatani.

Mais informações sobre a capacitação ou sobre outras soluções do Sebrae/PR podem ser obtidas na Central de Relacionamento da entidade, no 0800 570 0800. O treinamento, em Paranavaí, será na ACIAP, que fica na Rua Pernambuco, nº 766, Centro, telefone (44) 3421-5400.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto