Caps I completa 7 anos de implantação


  

O Caps I - Centro de Atenção Psicossocial - comemorou na última sexta-feira (11) sete anos de trabalho realizado em prol da população de Paranavaí. A celebração contou com a presença dos pacientes do centro, familiares e profissionais. Na ocasião, foram realizadas palestras e dinâmicas.

Atualmente, o Caps I atende cerca de 220 pacientes, que possuem, em sua maioria, transtorno depressivo, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e episódios depressivos. Todo o acompanhamento é feito de forma profissional pelos mais de 20 profissionais do centro.

Para o coordenador de saúde mental do Caps I, Ariovaldo Vieira Martinez, nestes sete anos de implantação o Caps I tem registrado avanços como o aumento da equipe técnica para atendimentos, o aumento no número de atendimentos, a parceria com faculdades e universidades, a implantação de farmácia especializada em CAPS, a aquisição de três veículos próprios (1 Kombi e 2 carros), e a implantação de projetos de oficinas (arte terapia, psicopedagogia, terapia do movimento, yoga, entre outros).

Com relação ao trabalho desenvolvido exclusivamente com os pacientes, Ariovaldo destaca as oficinas terapêuticas de auto-conhecimento, criatividade, auto-estima, e auto cuidado, a laborterapia, na qual os pacientes passam parte do tempo cuidando da horta, do jardim e do pomar, artesanato (como pintura, crochê, e trabalhos manuais), yoga, além dos grupos de terapia, atendimento individual, cuidados médicos com atenção especializada, e atendimento na área de serviço social, de forma individual, familiar e em grupo com reuniões informativas.

Além das atividades desenvolvidas com os pacientes, a unidade também entende que o acompanhamento familiar é de fundamental importância e por isso desenvolve a integração entre família e centro, e outras atividades com a família como yoga e grupo informativo.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto