Circuito Moda Noroeste discute tendências inovadoras e competitivas


  

As tendências da moda, para a coleção inverno 2011, é tema central do Circuito Moda Noroeste, que oferece, gratuitamente, a “Capacitação Diário de Inspirações”, aos empresários, profissionais ligados à criação de moda e estudantes. O treinamento, que também desenvolve a criatividade dos participantes, já foi realizado em cinco cidades da região noroeste do Paraná. Os próximos serão realizados nos dias 11 e 12, em Altônia, e nos dias 25 e 26, em Paranavaí.

A ação é uma iniciativa do Sebrae/PR, que conta com o apoio dos projetos da própria entidade, como o Polo do Vestuário no Noroeste do Paraná e o Agentes Locais de Inovação. Entre os parceiros estão representantes do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário de Maringá e Cianorte, de associações comerciais, prefeituras e sindicatos de cada uma das cidades. O objetivo é oferecer noções de moda e de público-consumidor, tornando os participantes aptos para a criação de produtos inovadores e competitivos, no mercado brasileiro.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Élvio Saito, a atuação da entidade no setor do vestuário permite identificar, em municípios de pequeno porte, a necessidade de receber treinamentos nas áreas de criação e desenvolvimento de coleções. “Pelo fato de a economia estar em uma fase positiva, percebemos que surgem oportunidades de crescimento para o setor do vestuário dos pequenos municípios”, contextualiza Élvio Saito.

Com as capacitações, a expectativa, segundo o consultor do Sebrae/PR, é de que as micro e pequenas empresas do vestuário se aperfeiçoem e produzam não somente roupas, mas também moda. “A intenção é tornar as empresas mais competitivas ao agregarem valor aos produtos. Como isso, esperamos que a região se desenvolva, por meio do viés da moda”, destaca Élvio Saito.

A ação, ainda de acordo com o consultor do Sebrae/PR, deve trazer resultados a longo prazo, porque toda mudança cultural no ambiente empresarial acontece pouco a pouco. “É preciso dar início ao processo de aperfeiçoamento para que, daqui uns dez anos, não somente Maringá e Cianorte tenham produção de qualidade, mas também as indústrias de menor porte da região”, completa Élvio Saito.

O consultor informa ainda que, em 2010, a capacitação foi iniciada com sucesso em Maringá e Cianorte e, em janeiro deste ano, também já foi aplicada em Nova Esperança e Flórida.

Necilia Rosa da Cruz Oliveira é uma das empresárias que participou da capacitação em Flórida. Experiente em costura, decidiu, há um ano e cinco meses, abrir o próprio negócio por meio da categoria Empreendedor Individual. Junto com a irmã, produz peças de lingerie e, a partir do treinamento do Sebrae/PR, se sentiu motivada a buscar de novos horizontes, criando modelos próprios.

“A capacitação é muito interessante, contribuiu para a gente se despertar para a moda, e não simplesmente produzir peças básicas. Já criamos dois conjuntos, nos quais utilizamos cores, rendas e detalhes, que também agradam as consumidoras”, declara a empresária, acrescentando que indicaria o treinamento para outros empresários. “Depois dos aprendizados, aumentou ainda mais a nossa intenção de crescer”, completa Necilia.

Capacitação
A instrutora do Circuito Moda Noroeste é a designer e especialista em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, com ênfase em Marketing, Natália Cortez. Ela também atua como agente local de inovação na região noroeste do Paraná e, para isso, foi capacitada pelo Sebrae/PR e Fundação Araucária, com o objetivo de levar conceitos de inovação para micro e pequenas empresas.

“Geralmente, informações atualizadas sobre tendências de moda são mais abordadas no eixo entre Rio de Janeiro e São Paulo. A proposta é trazer o conteúdo para o noroeste do Paraná, dando oportunidade de as empresas se atualizarem e desenvolverem produtos que sejam competitivos em todo o País, já que recebemos consumidores de outros estados”, destaca Natália Cortez.

Segundo ela, o Circuito Moda Noroeste é uma forma inovadora de enxergar as tendências de mercado, assim como o comportamento dos consumidores. “A capacitação também permite que o empresário desenvolva produtos com foco nos desejos de seus clientes, diminuindo a possibilidade de criar produtos repetitivos ou sem um conceito que traga identidade à sua marca.”

Para isso, a especialista explica que a capacitação abordará teorias, métodos de pesquisas e visão de macrotendência, que abrange as produções do mercado brasileiro. Também será trabalhada a microtendência, que envolve a produção local e da própria empresa.

Inscrições
A capacitação é gratuita e os interessados de Astorga devem se inscrever no Ponto Atendimento do Sebrae/PR do município, que fica no endereço Avenida Presidente Epitácio, nº 89, sala 7. Os telefones são (44) 3234-7963 e (44) 9967-0461, e o contato é Jane. Já a capacitação, em Astorga, será realizada na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Astorga (ACEAA), que fica na Rua São Paulo, nº 270.

Em Altônia, os empresários devem fazer as inscrições por meio do agente local de inovação André Luiz Turetta, pelos telefones (44) 8442-3202 e (44) 9958-8701. No município, a capacitação será na Associação Comercial e Empresarial de Altônia (ACEA), que fica na Rua 12 de Dezembro, nº 298.

Já em Paranavaí, tanto a inscrição quanto a capacitação serão realizadas no escritório do Sebrae/PR, localizado na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão, telefone (44)3423-2865. Em todas as cidades, o primeiro dia de capacitação acontece das 19 às 23 horas. Já no segundo dia, das 8 às 18 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto