Começa dia 30 mais uma fase do sistema binário. Trecho da Av. Paraná terá mão única


  

Começa no próximo dia 30 de outubro, domingo, mais uma fase do sistema binário em Paranavaí. A principal mudança desta vez será a implantação de mão única na Avenida Paraná, no trecho entre a rotatória da Avenida Parigot de Souza e a Rua Souza Naves.

Veja também: Sistema binário começa a ser implantado

“Será a fase mais complexa do sistema e por isso pedimos muita atenção e cautela por parte dos motoristas, motociclistas e pedestres”, ressaltou o engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cássio Peron, responsável pela execução do projeto no município.

De acordo com o engenheiro, a Avenida Paraná passará a ser a principal rota de entrada para o centro da cidade e contará com semáforos sincronizados (a chamada onda verde) para dar maior fluidez ao trânsito. Outra rota de entrada será a Rua Pernambuco, que terá mão única desde o seu início, na Avenida Tancredo Neves.

Quanto às rotas de saídas, algumas opções serão as ruas Antônio Felipe (que terá trecho em mão única), Manoel Ribas (que terá mão única até a Avenida Tancredo Neves) e Souza Naves. Outra via de grande fluxo que também sofrerá alteração será a Rua Getúlio Vargas, que passará a ter mão única a partir da Praça dos Pioneiros.

O sistema binário tem como objetivo dar maior fluidez ao trânsito, levando em conta o aumento frequente da frota de veículos no município. A implantação do projeto, que já é adotado em diversas cidades brasileiras, inclusive Maringá, será feita gradativamente e contará com campanhas de conscientização da comunidade.

Começa dia 30 mais uma fase do sistema binário. Trecho da Av. Paraná terá mão única, em Paranavaí
Começa dia 30 mais uma fase do sistema binário. Trecho da Av. Paraná terá mão única

Reunião - Nesta quinta-feira (20) uma reunião entre os secretários de Infraestrutura, Eurípedes Lemes Silva, Comunicação Social (Secom), Jorge Roberto Pereira da Silva, representantes da Diretoria de Trânsito, o engenheiro Cássio Peron, e técnicos da Sedur, definiu as atividades e os serviços de competência de cada secretaria para a implantação de mais uma fase do binário.

Assim como aconteceu na primeira etapa, nas primeiras semanas da mudança agentes da Diretoria de Trânsito estarão nas ruas que sofrerão alteração sinalizando os locais e ajudando a evitar acidentes. Para isso, a Ditran contará com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra.

“Paranavaí já é uma cidade de médio porte, com uma frota significativa de veículos, e que não pode parar no trânsito. Essas mudanças vão trazer mais qualidade de vida para a nossa população”, avaliou Edmilson dos Santos, diretor da Ditran.

As vias que sofrerão alteração nessa fase do sistema binário são:
Av. Paraná – Mão única da rotatória da Avenida Parigot de Souza até o cruzamento com a Rua Souza Naves (sentido centro). Fica mantida a mão dupla entre o cruzamento da Rua Souza Naves e a Praça Brasil.

Rua Souza Naves – haverá troca de sentido no trecho entre a Rua Antonio Felipe e Serafim Afonso Costa.

Rua Antonio Felipe – mão única da Rua Paraíba até a Luíz Spigolon (sentido bairro)

Rua Amapá – entre as ruas Antonio Felipe e Manoel Ribas (norte – sul)

Rua Guaporé – entre as ruas Antonio Felipe e Manoel Ribas (sul – norte)

Rua Getúlio Vargas - entre as ruas Luíz Spigolon e Marechal Cândido Rondon (sentido centro)

Rua Manoel Ribas – entre as ruas Edson Martins e Av. Tancredo Neves (sentido bairro)

Rua Pernambuco – entre as ruas Edson Martins e Av. Tancredo Neves (sentido centro)

Rua Edson Martins – entre a Avenida Parigot de Souza e a Rua Manoel Ribas (sul – norte)

Também haverá a implantação de dois semáforos, sendo um no cruzamento da Rua Souza Naves com a Rua Getúlio Vargas e outro na Souza Naves com a Rua Manoel Ribas.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto