Comissão começa a estudar implantação da meritocracia


  

Uma comissão formada por técnicos da Secretaria Municipal de Gestão e da Procuradoria Jurídica se reuniu ontem, quarta-feira, para iniciar a elaboração do projeto de meritocracia que deverá ser implantado na Prefeitura Municipal a partir do próximo ano.

A meritocracia é uma forma de gestão que visa melhorar a qualidade de serviços oferecidos à população e que leva em conta a produção, a capacidade e o merecimento individual dos servidores, bonificando financeiramente quem de fato entrega bons resultados. Por este modelo de gestão, a Prefeitura passaria a conceder um abono conquistado por mérito pessoal de cada servidor.

Por determinação do prefeito Rogério Lorenzetti, o secretário de Comunicação Social, Jorge Roberto Pereira da Silva, viajou no primeiro semestre deste ano para Curitiba onde conheceu todas as particularidades do projeto de meritocracia adotado pela Prefeitura Municipal da capital do estado.

Com os materiais de pesquisa em mãos, o secretário realizou a reunião com os técnicos para discutir as formas, a legalidade e a viabilidade financeira do projeto. “A comissão entendeu que é um sistema complexo, mas perfeitamente viável, e que, com a meritocracia, haveria um ganho muito grande por parte da população, já que haveria a melhora na qualidade dos serviços prestados, ao mesmo tempo que premia os bons funcionários”, avaliou o secretário Jorge Roberto.

“Uma preocupação da comissão é a a rigorosidade na avaliação, por uma questão de justiça”, acrescentou o secretário. Sendo assim, a Diretoria de Recursos Humanos já está estudando as formas de avaliação coletivas e individuais que deverão ser utilizadas. Essas avaliações devem contar ainda com a colaboração da Ouvidoria Municipal.

No sistema da meritocracia cada secretaria terá metas a serem atingidas, que serão firmadas através de “contratos” entre o prefeito e os secretários municipais. Cada secretário poderá elaborar os seus próprios critérios e fazer um novo contrato com as suas equipes de trabalho.

As metas serão definidas entre secretários e comissão, e terão como ponto de partida o Plano de Governo apresentado durante a campanha do prefeito Rogério Lorenzetti. Algumas dessas metas, como o programa Mais Leite das Crianças, já foram atingidas.
A comissão deve voltar a se reunir na próxima semana para que os técnicos apresentem um parecer prévio de como será elaborado o projeto. A previsão é de que em no máximo 30 dias a proposta seja apresentada ao prefeito. Caso ela receba o sinal verde do chefe do executivo, haverá a criação de uma unidade gestora do projeto, que terá a responsabilidade de se reunir com os secretários e fazer visitas frequentes às secretarias para averiguar o cumprimento de metas.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto