Comissão decidirá juntamente com a Fiep data para lançamento do programa em Paranavaí


  

Foi realizada nesta sexta-feira, 16/04, a primeira reunião da comissão que vai organizar a implantação do Programa Nós Podemos Paranavaí, que faz parte do Programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), difundido internacionalmente pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Veja também: Paranavaí institui oficialmente o programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

No encontro, secretários e técnicos das secretarias municipais de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Educação e Comunicação Social, planejaram a realização de reunião técnica com profissionais da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), que conduz o programa no Estado, para discutir detalhes do programa e a data para o lançamento oficial do mesmo no município.

Os Objetivos do Milênio nasceu em 2000, por meio de um pacto firmado por 189 países em Nova Iorque, com a finalidade de eliminar a extrema pobreza e a fome no planeta até 2015, por meio de oito objetivos estabelecidos: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Paranavaí foi o primeiro município do Estado a instituir o programa ODM por meio de decreto. Segundo o secretário de Comunicação Social, Jorge Roberto, durante a reunião desta sexta-feira, secretários municipais e técnicos identificaram diversos projetos que já são desenvolvidos pelo município e que vão de encontro com os Objetivos do Milênio, tais como o Mais Leite das Crianças, o programa de Coleta Seletiva de Lixo, o comitê que trabalha pela redução da mortalidade materna e infantil, entre outros.

De acordo com ele, a partir das próximas reuniões, estes e outros projetos serão debatidos de forma que sejam ampliados, ou reformulados, a fim de que sejam desenvolvidos para melhorar os indicadores da cidade. Nos próximos dias, o secretário deve agendar uma reunião com os técnicos da Fiep, responsáveis pelo Nós Podemos Paraná, para apresentar o programa, cases e indicadores do município para todos os parceiros, e ainda escolher a melhor dada para o lançamento do programa em Paranavaí.

Na sua última viagem a Brasília, o prefeito Rogério Lorenzetti participou de uma solenidade organizada pela Secretaria Geral da Presidência da República que premia todos os anos as melhores iniciativas do programa pelo país. O prefeito, que já estava sensibilizado com a ideia do programa, se entusiasmou ainda mais com o projeto, contou o secretário Jorge Roberto.

O ODM é um programa desenvolvido pelo Poder Público e pela sociedade civil organizada. A instituição oficial deste projeto em Paranavaí aconteceu em janeiro deste ano.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto